Direito à Cultura será tema de Conferência de Cultura em Ibirama

15/08/2023 10:22

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura, realiza no dia 16 de agosto, a partir das 13h, a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Ibirama. O evento será realizado no Salão da Sociedade Desportiva União. A conferência tem como tema a “Democracia e Direito à Cultura”, e está organizada em 6 eixos.

O Eixo 1 trata da Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura. No Eixo 2, a Democratização do acesso à cultura e Participação Social. Já no Eixo 3 será abordada a Identidade, Patrimônio e Memória. No Eixo 4, a Diversidade Cultural e Transversalidades de Raça e Acessibilidade na Política Cultural. No Eixo 5, Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade. No Eixo 6, o Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

De acordo com a diretor de Cultura, Grégory Kietzer, para melhor organização, os participantes deverão efetuar a inscrição. “Hoje Ibirama tem avanços significativos no setor cultural. A conferência terá como objetivo debater esses avanços, como também, sugerir novas ações para a área. Poderá participar qualquer cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público”, destacou. As inscrições devem ser feitas no link: https://forms.gle/ry5dhKMUSf7vp3gFA .

Os grupos de trabalho serão organizados de modo que cada grupo discuta um dos 6 Eixos da Conferência. Na Plenária Final serão apresentadas 12 propostas validadas para o Município de Ibirama, 12 propostas validadas para o Estado de Santa Catarina e 12 propostas validadas para a União. Na oportunidade, serão eleitos também os conselheiros municipais de cultura para o biênio 2023 – 2025.

Programação:

a) Credenciamento – 13h às 13h30h;

b) Abertura e aprovação do Regimento Interno – 13h30 às 14h;

c) Grupos de trabalho por Eixo – 14h às 15h30;

d) Intervalo cultural – 15h30 – 16h;

e) Eleição de Conselheiros Municipais para o Biênio 2023 – 2025; 16h – 16h20;

f) Plenária Final e Eleição de delegados – 16h20 – 17h;

g) Encerramento e registros dos trabalhos – 17h às 18h.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama