Curso de Eletricista e Mecânico Industrial forma 35 novos profissionais

22/06/2023 15:48

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 22, no Auditório do SESI de Ibirama, a entrega dos certificados aos formandos dos cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento em Eletricista Industrial e Mecânico Industrial, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ibirama e a Associação Empresarial de Ibirama (Aciibi).

O curso de Mecânico Industrial somou 200 horas de formação, sendo que o de Eletricista Industrial foi de 180 horas. Dos 35 formandos, parte deles já estão inseridos no mercado do trabalho e outros têm a oportunidade de inserção após a qualificação. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama, Anderson Fozina Kruger, a parceria com a Aciibi, Sesi, Senai e Fiesc, permitiu a estes profissionais também uma nova oportunidade pessoal. “O conhecimento adquirido durante o curso permite a estes profissionais a oportunidade de buscar um melhor emprego, como também, melhores condições de salário, o que impacta diretamente na vida de cada um. Além disso, a força produtiva da cidade se torna mais qualificada impactando diretamente o setor econômico”, destacou.

O gerente Executivo do Sesi/Senai/Iel, Giovane Honorato de Carvalho, ratificou a importância entre o poder público e a iniciativa privada para viabilizar cursos de qualificação de mão de obra. “Este trabalho realizado em conjunto permite que sejamos mais assertivos na oferta dos cursos, procurando suprir as necessidades de mão de obra local, conforme diagnóstico apresentado por empresas e órgãos públicos. Sem dúvida os formandos de hoje terão melhores oportunidades no mercado de trabalho”, destacou.

O presidente da Aciibi, Almir Possamai, colocou a associação a disposição para a realização de mais cursos de qualificação profissional. “Gostaria de agradecer a parceria de todos os envolvidos neste trabalho, que além de impactar diretamente na vida de cada formando, permitirá uma mão de obra qualificada e, consequentemente, mais resultados para as empresas. A Aciibi está de portas abertas para a realização de novas parcerias”, destacou.

A formação também contou com a participação ativa das empresas Pré-Vale, Alca, ES Confecções, Máquinas Omil, Manoel Marchetti, Cava e Cava Metalurgia LTDA, Possamai Máquinas e Equipamentos e Karsten.

O evento contou também com a presença do vice-presidente da Aciibi, Maikon Koelbel e a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas da Aciibi, Mara Silvia Morais.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP