(47) 3357 8500

Programa de Turismo Rural Caminhos do Campo avança sobre Ibirama

14/06/2023 14:49

Após o projeto-piloto lançado no fim de 2019, que contemplou a localidade de Rio Sellin, mas foi paralisado devido à pandemia, o Programa Caminhos do Campo avança sobre outras localidades de Ibirama, levando aos produtores rurais e empreendedores turísticos, alternativas de incremento de renda por meio do Turismo Rural.

 

A proposta foi construída pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de atividades turísticas no meio rural e agregar valor a produtos e serviços ofertados nas diversas propriedades, sem a necessidade de investimentos significativos por parte do proprietário.

 

E para explicar melhor o programa aos produtores rurais e empreendedores turísticos do município, uma reunião está agendada para o dia 20 de junho, às 14h30min, na Sala de Cinema do prédio da Associação Hansahohe. O bate-papo será conduzido pela Assessora de Turismo da Amavi, a turismóloga, Fabiana Dickmann, que fará uma abordagem do programa.

 

Para participar, o proprietário não precisa realizar investimentos significativos, mas, implementar adequações simples, conforme regras estipuladas por uma cartilha de orientações direcionada aos interessados.

 

Segundo Fabiana, as principais adequações são relacionadas às normas de Vigilância Sanitária, que exigem adequações relativas aos sanitários e espaços de manipulação e comercialização de produtos alimentícios. “São regras específicas para o Programa Caminhos do Campo, geralmente, são questões organizacionais, muito pontuais, que não exigem grandes investimentos”, destacou a turismóloga.

 

A inclusão no programa também exige placa de identificação, conforme modelo estabelecido e selo do programa, colado em local visível, que identifica a qualidade do estabelecimento e dos serviços prestados.

 

O diretor de Turismo de Ibirama, Norberto Weinrich, o Neco, explica que o Turismo Rural foi um dos grandes destinos após a pandemia e que precisa marcar seu espaço no mercado turístico da região. “O turista quer ter conhecimento, saber o que o interior pode oferecer. Hoje o turismo precisa encantar o turista e Ibirama possui todas as características para alcançar este objetivo”, destacou.

 

O programa foi elaborado por Fabiana, de forma participativa, a partir da realidade da Região turística Caminhos do Alto Vale, ouvindo os agricultores que desenvolvem ou têm perfil para desenvolver a atividade do turismo, especialista em Vigilância Sanitária, especialista em Turismo, especialista em extensão rural, cooperativa de crédito, universidade, entre outro, sempre respeitando a realidade local.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo - Mayara Passold

Download das fotos em alta resolução
Carregando