Conselho Tutelar de Ibirama somou 228 atendimentos de violação de direitos de crianças e adolescentes em 2022

15/05/2023 08:53

Os números impressionam. Mas, muitas vezes, estão distantes da sociedade. De acordo com dados repassados pelo Conselho Tutelar de Ibirama, o ano de 2022 somou 228 atendimentos relativos a violação de direitos de crianças e adolescentes, sendo 22 de abuso sexual.

E com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes (CMDCA), realiza no dia 18 de maio, uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescente.

O evento tem início às 9h, em frente ao Ciretran de Ibirama. O percurso segue a rua Tiradentes e será finalizado na Praça Erwin Scheidemantel. De acordo com a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Soberanski, o convite é voltado aos pais, responsáveis, profissionais de educação, de saúde e quaisquer pessoas envolvidas na causa. “A nossa única sugestão é que as pessoas utilizem camisetas pretas, com objetivo de chamar atenção de toda a população para o problema”, destacou.

A oferta de um trabalho silencioso

Atualmente o município de Ibirama conta com cinco conselheiros tutelares, que se dividem no atendimento às crianças e adolescentes. De acordo com a conselheira tutelar, Deborah Barbi, o trabalho é árduo, porém, silencioso. “Lidamos com situações de violências e diversos tipos de negligência, sempre envolvendo vidas. São situações que por vezes acabam nos sensibilizando, mas que precisam ser solucionadas, pelo bem dessas pessoas”, destacou.

Com objetivo de dar suporte a estes profissionais, o município de Ibirama inovou e após quase dois anos de trabalho, que envolveu representantes do CMDCA, secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, forças de segurança pública, Ministério Público de Santa Catarina, Poder Judiciário e Conselho Tutelar, finalizou a criação do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção da Criança e do Adolescente, que desenvolveu os protocolos de atendimentos às crianças e adolescentes vítimas dos mais diversos tipos de violência, como também a escuta especializada, que orienta esses profissionais sobre os protocolos a serem no atendimento de crianças e adolescentes, evitando a revitimização dos atendidos.

Outros números divulgados pelo Conselho Tutelar preocupam. Dos 228 atendimentos, 208 foram encaminhados para medidas de proteção, considerando a gravidade dos fatos. Desses casos, 12 foram encaminhados ao Ministério Público de Santa Catarina, considerando que os conselheiros tutelares, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), podem fazer a representação junto ao Poder Judiciário.

Conselho Tutelar acompanha casos de evasão escolar

Ao considerar a importância da educação para a formação das crianças, o Conselho Tutelar acompanha casos de abandono de escolas, por meio do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA), que tem como objetivo garantir a permanência de crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 17 anos, na escola.

Somente em 2022, o Conselho Tutelar atendeu 208 situações como estas. “O nosso trabalho fez com que estas crianças pudessem voltar para a sala de aula, com a esperança de um futuro melhor”, comentou Deborah.

Fabiani explica que as pessoas que têm conhecimento de algum tipo de violência contra crianças e adolescentes, devem denunciar. As denúncias podem ser feitas por meio do Conselho Tutelar, pelos telefones (47) 3357-8519, ou pelo telefone de plantão, o (47) 98804-4653. Ainda, diretamente ao Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil e Polícia Militar. “A maioria desses casos ocorrem em silêncio e podem acontecer principalmente no âmbito familiar. É fundamental que a sociedade nos ajude a mudar o futuro dessas crianças por meio das denúncias”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Mayara Passold