Após ampliação, UBS do bairro Areado retoma atividades na segunda-feira

10/05/2023 10:30

Os ibiramenses que têm como referência a Unidade de Saúde Básica (UBS) do bairro Areado, a partir de segunda-feira serão recebidos num espaço ampliado e reformado. Os investimentos foram necessários devido ao aumento de demanda populacional, considerando que cerca de 770 famílias são atendidas na unidade, oriundas do bairro Ribeirão das Pedras e suas localidades, como também, de vias adjacentes à rua 15 de Novembro.

A UBS oferta à comunidade atendimentos médicos, de enfermagem e também de odontologia. Além disso, integra a Estratégia de Saúde da Família da região, com o atendimento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, o novo espaço proporcionará um atendimento mais qualificado aos pacientes, como também, mais conforto aos profissionais. “Nos últimos anos realizamos investimentos estruturais importantes para manter a qualidade estrutural das nossas unidades, sempre com objetivo de suprir a demanda de atendimentos, que é crescente”, destacou.

O prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, explica que os investimentos foram possíveis devido ao planejamento orçamentário do município. “É um valor significativo, que conseguimos investir com recursos próprios, provenientes do Fundo Municipal de Saúde”, destacou.

Além da ampliação da unidade, foram realizadas melhorias na cobertura, rede sanitária, sistema de tratamento de esgoto, rede hidráulica, instalações elétricas, revestimentos cerâmicos, pintura, forro, sanitários, acessibilidade, pavimentação, sistema preventivo contra incêndio, acessibilidade e paisagismo. A empresa contratada, por meio de processo licitatório, foi a JC Construções e Pavimentações LTDA, de Ibirama.

O investimento na obra estrutural de reforma e ampliação foi de R$ 425.546,57, com mais R$ 78.177,00 em investimentos em mobília, equipamentos e sistema de climatização.

A partir de segunda-feira, 15, o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Anderson Fozina Krüger / Rafael Beling