(47) 3357 8500

Ibirama contempla 300 alunos com orientações sobre bem-estar animal

22/11/2022 13:40

Por acreditar que o mundo melhorará a partir de ações na educação, um amplo trabalho vem sendo realizado entre o Departamento Veterinário e a Secretaria de Educação de Ibirama. Somente em 2022, cerca de 300 crianças participaram de palestras com os veterinários do município, que na oportunidade, repassaram orientações relativas aos cuidados e ao bem-estar animal.

 

Como material de apoio, eles utilizam um Álbum de Figurinhas, que foi distribuído entre os estudantes no segundo semestre de 2021. Com o título “Uma cidade que respeita”, os profissionais repassam orientações sobre os cuidados que devem ser adotados com animais de estimação, como também, animais de grande porte da produção pecuária. Na capa do álbum, está uma foto do Negão, um cão comunitário que vive na área central de Ibirama.

 

A atividade também conta com uma ajuda mais que especial. Algumas palestras são acompanhadas pela Juju, cachorra de estimação do veterinário, Fernando Krambeck. “Ela nos acompanha nas escolas e as crianças têm a oportunidade de fazer carinho, brincar com ela. Inclusive, eu levo o estetoscópio para que elas possam ouvir o coração da Juju”, explicou. O trabalho contempla os alunos dos 4º anos da rede de ensino de Ibirama.

 

Avanços na área de bem-estar animal

A veterinária, Mariana Bertoldi Vinci, busca exemplos positivos relativos ao tema em outras cidades. Este ano ela participou de um evento estadual, em Curitibanos, que teve como tema: Manejo Populacional de Animais Domésticos, Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Bem-estar Animal. A veterinária também integra uma equipe de trabalho da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajai (Ammvi), que se reúne mensalmente para debater temas relativos causa animal. “Cada município possui uma realidade quando se trata da causa animal. Fomos em busca de bons exemplos para que possamos aplicá-los, respaldados por uma legislação eficaz e que possa minimizar os problemas de abandonos e maus-tratos enfrentados por municípios”, destacou.

 

Outro importante trabalho realizado durante o ano foi o recenseamento dos animais das famílias vulneráveis, assistidas pelo programa CadÚnico do Governo Federal. A ação foi possível devido a uma parceria com a Secretaria de Saúde e a de Assistência Social, sendo que a pesquisa ficou sob responsabilidade dos Agentes Comunitários de Saúde. “Antes de iniciar o levantamento de dados elas passaram por uma capacitação com um especialista da causa animal que repassou orientações relativas à abordagem dessas famílias. Com estes cadastros em mãos, o município poderá direcionar recursos públicos para o trabalho de esterilização dos animais das famílias que não têm condição de pagar por este procedimento”, explicou, Mariana.

 

Foram entrevistadas 104 pessoas, de famílias de baixa renda, sendo que 100 possuem animais de estimação, com uma média de 3,2 animais por residência.

 

Próximas etapas

Após a criação do Conselho Municipal de Bem-estar Animal de Ibirama, que está em processo de finalização, o município repassará, mensalmente, um valor para o trabalho de esterilização de animais, priorizando os que estão em situação de rua e os de famílias de baixa renda. Outro trabalho, que deverá ser realizado no futuro, é o de microchipagem e identificação dos animais, para que o os órgãos fiscalizadores tenham condições de punir os tutores de animais que sofrem de abandono e maus-tratos.

 

De acordo com o prefeito, Adriano Poffo, toda política pública precisa ser construída com responsabilidade. “A causa animal também é uma causa de saúde pública. É dever do poder público desenvolver políticas públicas voltadas à esta área, mas, precisamos fazer isso com responsabilidade e conhecimento, para que possamos ser assertivos e minimizar estes problemas”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo pessoal

Download das fotos em alta resolução
Carregando