Ibirama sediará maior encontro de caminhões off-roads e veículos militares do Brasil

23/08/2022 09:10

O Engenho Clube de Campo de Ibirama e o Adventure Truck Brasil (ATB), realiza no dia 27 de agosto, na sede do Engenho Clube, localizada no bairro Taquaras, o Adventure Truck Brasil, encontro brasileiro de caminhões off-roads e veículos militares.

O evento promete movimentar toda a região do Vale Norte, sendo que a expectativa da organização é que cerca de 50 caminhões, de todos os estados do Brasil, participem do encontro. De acordo com um dos organizadores, Gilmar Jaeger Júnior, este será o primeiro evento ATB no Estado de Santa Catarina.

O organizador e presidente do Engenho Clube de Campo, Andreas Reblin, conta que haverá uma vasta programação para os aventureiros, como também, área de camping, espaço para motorhomes, serviço de bar e cozinha.

No dia 26 será feita a recepção dos inscritos e também a organização dos veículos que ficarão expostos na sede do Engenho Clube de Campo.

As atividades iniciam às 6h30min do dia 27, com café da manhã que será servido aos inscritos. “Haverá venda de bebidas e também de um saboroso filé duplo, que já virou tradição em nosso clube. Todos estão convidados a prestigiar este grande evento e vir almoçar com a gente”, destacou Reblin.

Trajeto percorrido pelos caminhões será por estradas históricas

A saída dos veículos tem início às 8h, da sede do Engenho Clube. Eles seguem para a localidade de Cocho, que entre 1897 e 1899 tornou-se a primeira estrada carroçável entre a localidade de Subida e a colônia Hansa-Hammonia, atual Ibirama. Atualmente a estrada construída por Alfred Sellin, Emil Odebrecht e Gottlieb Reif está desativada, o que promete muitas aventuras aos participantes. “Além de um trajeto desafiador, envolve todo este contexto histórico, tornando-se um diferencial do nosso evento”, explicou Jaeger.

A estrada possui um nível de cerca de 400 metros, com longos e estreitos aclives e declives até o Ribeirão Taquaras. Foi construída como alternativa aos imigrantes que eram transportados em canoas pelo rio Braço do Norte, atual Rio Hercílio.

Posteriormente, os aventureiros percorrerão uma trilha em meio a propriedade privada, e a estrada rural em torno da Floresta Nacional, no Taquaras. Seguem para o Centro da cidade e em seguida para a localidade de Rio Sellin, onde será servido almoço aos participantes do passeio. “Logo após o almoço retornamos ao Clube Engenho, porém, o pessoal ainda poderá subir uma via bastante difícil na localidade de Palestina. Será nossa trilha nível hard”, revelou Jaeger.

Andreas Reblin explica, ainda, que a pista do Engenho Clube de Campo também estará liberada para os aventureiros. “Nossa pista é bastante desafiadora e estará disponível para quem quiser se divertir. Então, fica o convite a todos para participarem dessa grande festa”, finalizou.

O Adventure Truck Brasil é uma realização do Engenho Clube de Campo e ATB, com apoio da Prefeitura de Ibirama e do Adventure Day Ibirama.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP