(47) 3357 8500

Japoneses investem R$ 250 mil em equipamentos para Bombeiros de Ibirama

10/08/2022 11:24

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, o sub-comandante, Maicon Botzan e o presidente da entidade, Gilberto Tassi, estiveram na manhã desta terça-feira, 9, no Consulado Geral do Japão, em Curitiba, onde participaram do ato de assinatura do Termo de Doação de R$ 254.335,39 mil para aquisição de equipamentos de combate a incêndio.

 

O recurso foi intermediado por meio da rede de voluntariado, Rede Laço, uma plataforma para cadastro de projetos e de entidades interessadas em subsidiar projetos sociais. O recurso será investido na aquisição de botas, luvas, roupas, capacetes e balaclavas, equipamentos de proteção individual que serão utilizados pelos voluntários.

 

A doação foi realizada pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, do governo do Japão, sendo que o termo foi assinado pelo Cônsul-Geral, Keiji Hamada, em ato onde também participou o Cônsul-Geral Kazuu Wakaeda, e a assessora, Kumico Abe.

 

De acordo com o comandante da corporação, a estruturação do projeto destacou números de ocorrências atendidas pelos Bombeiros Voluntários, demonstrando a necessidade do investimento. “Nossa corporação é mantida, basicamente, por doações e convênios celebrados com o poder público. Esses recursos possibilitarão que nossos voluntários atendam à comunidade com maior segurança, pois serão equipamentos de proteção individual novos e com tecnologia de ponta”, destacou Pinsegher.

 

O projeto detalha os atendimentos realizados pela corporação em reação a incêndios. Entre janeiro de 2021 e abril de 2022, período analisado no projeto, a corporação atendeu mais de 180 ocorrências de incêndios em edificações, entulhos, vegetação e veiculares. “Nossa corporação é é dotada de equipamentos de ponta, porém, algumas ferramentas de trabalho precisam ser substituídas devido ao tempo de uso. E é por meio dessas parcerias que conseguiremos ofertar um melhor serviço à população, preservando também a segurança dos nossos voluntários”, frisou.


A representante da Rede Laço em Ibirama, a primeira-dama, Aline de Souza Poffo, explica que a oportunidade surgiu após uma reunião realizada com entidades em 2021, onde foi apresentada a plataforma da rede. “O comando dos Bombeiros Voluntários se interessou pela ideia e prontamente iniciou a montagem do projeto. Após visitas do Consulado à corporação a parceria foi formalizada e nesta terça-feira a pareria foi celebrada”, comemorou Aline.

 

Após a reunião no Consulado, ficou acordada uma visita dos cônsules ao município de Ibirama para entrega oficial dos equipamentos, que já estão em processo de compra e deverão ser entregues na segunda quinzena de outubro. “Quero parabenizar a dedicação do comando e de toda a corporação na montagem desse projeto que permitiu a liberação desses recursos. Em poucos dias nossos bombeiros estarão ainda mais equipados e preparados para salvar vidas”, finalizou o presidente, Gilberto Tassi.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando