UBS do Areado e Clínica de Fisioterapia de Ibirama receberão reformas e ampliações

04/08/2022 10:02

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 2, a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tiradentes, localizada no bairro Areado, e da Clínica de Fisioterapia Francisco Fritz, localizada no Centro.

Além da ampliação, estão previstas melhorias na cobertura, rede sanitária, sistema de tratamento de esgoto, rede hidráulica, instalações elétricas, revestimentos cerâmicos, pintura, forro, sanitários, acessibilidade, pavimentação, sistema preventivo contra incêndio, cercamento e paisagismo.

O investimento total será de R$ 1.074.965,66, sendo R$ 421.885,38 para a ESF do bairro Areado, e R$ 653.080,28 para a Clínica de Fisioterapia, em recursos próprios do município, oriundos do Fundo Municipal de Saúde. A empresa contratada, por meio de processo licitatório, é a JC Construções e Pavimentações LTDA, de Ibirama.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que estas obras foram planejadas e devem contemplar todas as unidades de saúde do município. “Num primeiro momento realizamos obras, ampliações e melhorias em todas as escolas e CEIS do município. Agora, nosso planejamento prevê um pacote de obras em todas os postos de saúde, com recursos próprios, o que só é possível com muita economia e gestão”, explicou.

Como funcionará os atendimentos aos pacientes?

Os pacientes que utilizam estas duas unidades de saúde precisam estar atentos às mudanças de atendimento. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a unidade de saúde do bairro Areado será fechada na sexta-feira, 12, para mudança. “A partir do dia 15 de agosto os pacientes que utilizam a UBS do Areado serão atendidos na unidade de saúde do bairro São Miguel”, explicou.

A secretária conta também que os atendimentos na unidade de saúde da localidade de Ribeirão das Pedras permanecerão, sempre as terças-feiras, entre 13h e 17h, e quintas-feiras, das 8h às 12h.

Os usuários ou pacientes desta unidade que tiverem dúvidas, podem entrar em contato por meio do aplicativo de mensagem Whatsapp, pelo número 98821-0867.

Em relação aos atendimentos realizados na Clínica de Fisioterapia Francisca Fritz, a secretária de Saúde explica que os pacientes serão avisados por telefone, conforme cronograma definido em agenda. A previsão da Secretaria de Saúde é que a partir do dia 29 de agosto, as sessões de fisioterapia sejam realizadas na sede da Assossiação de Moradores do Bairro Bela Vista (Ambbevi), localizada na Rua Curt Jose Rosenfelder, 123, Bela Vista.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP