(47) 3357 8500

Sábado é Dia D de vacinação contra influenza e sarampo

27/04/2022 09:07

Neste sábado, 30, ocorrerá o Dia D, com a abertura extraordinária das Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Distrito de Dalbérgia, que funcionarão entre 8h e 17h, e do bairro São Miguel, que funcionará entre 8h e 12h. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

 

Os grupos prioritários para imunização contra influenza são idosos, a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Para o sarampo, os grupos prioritários são trabalhadores da saúde e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos.

 

Neste dia, também poderão ser vacinados os demais grupos prioritários, como professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

 

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo. Se a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), produzida pelo Instituto Butantan, tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Marcelo Camargo - Agência Brasil

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando