Em março, Ibirama realiza o Adventure Day

01/02/2022 10:24

Em 2022, o dia em que se celebra o aniversário de Ibirama será diferente. Entre os dias 11 e 13 de março, será realizado no município o Adventure Day, que compreende três dias de muita música, esportes de aventura e feira de negócios. O evento central será realizado no Parque de Eventos Manoel Marchetti, sendo que as demais atividades esportivas e desportivas serão realizadas em outros pontos do município e até mesmo outras cidades da região do Vale Norte.

De acordo com o presidente da entidade responsável pela organização do evento, a Associação para o Desenvolvimento de Ibirama e Região (ADIR), Norberto Weinrich, o Neco, a proposta inicial da Comissão Central Organizadora (CCO) foi realizar este grande evento gratuito com recursos financeiros da iniciativa privada. “Desde o ano passado temos batido na porta de alguns empresários da região, com objetivo de viabilizar a festa sem uso de recursos da prefeitura. Todos se interessaram pelo formato do evento e até o fim desta semana o quadro de patrocinadores será fechado”, explicou.

O evento alcançará também outras cidades da região. As competições de parapente, por exemplo, serão realizadas na Serra Mirador, assim como trike, que será realizado na Serra do Tucano, em Presidente Getúlio. Em relação a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura, a competição se estenderá aos municípios de José Boiteux e Apiúna. “Ainda aguardamos a definição para a participação de uma escola de paraquedismo, o que estenderia também as atividades para o aeroporto, em Lontras. Mas, desde já, gostaria de agradecer as administrações dos municípios vizinhos que tem sido parceiras na realização deste evento”, explicou.

Atrações musicais

Um dos destaques do evento será o show gratuito com a banda Dazaranha, de Florianópolis. Os manezinhos sobem ao palco na sexta-feira, 11, no Encontro das Tribos. Neste dia também se apresentarão as bandas Sabiá Preto, Os Kuatro, e Appaloosa.

No sábado será realizado o Baile das Tradições, com apresentação da Banda Tropical Band, que todos os anos anima a Oktoberfest, em Blumenau. A abertura fica por conta da Banda Municipal Francisco Gnich. Durante todo o dia haverá apresentações com artistas sertanejos da região.

A música continua no domingo, data de encerramento da festa. “Procuramos fazer uma programação bastante diferenciada, priorizando os artistas da região, com músicas para todos os gostos e estilos. Entre um esporte de aventura e outro, o visitante pode acompanhar uma boa música, beber um chope ou comer alguma coisa no Festival de Food Trucks”, destacou Neco.

Dias de aventuras

Ibirama é reconhecida como a Capital Catarinense do Turismo de Aventura. E para dar ênfase ao setor turístico do município, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar atividades esportivas, desportivas, como também, praticar algumas modalidades de esportes de aventura.

Entre as principais atividades competitivas, será realizada no fim de semana do evento, a abertura do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura, que reunirá competidores de diversos estados do Brasil e de alguns países da America Latina. “Esta etapa movimentará não só Ibirama, mas também cidades de toda a região do Vale Norte. Serão centenas de atletas competindo na terra e na água”, explicou Neco.

A área externa do pavilhão será chamada de Parque de Aventuras. Os visitantes poderão praticar balonismo, escalada, rappel no guindaste, pump track ou slackline. Ainda, terão a oportunidade de conhecer um acampamento modelo, que será montado pelo Grupo de Escoteiros de Ibirama, e acompanhar exposição de veículos antigos. “Também teremos brinquedos infláveis para as crianças se divertirem”, contou.

Os roteiros externos permanentes envolvem o raffting, tirolesa, rappel, trekking e cicloturismo. “Qualquer visitante poderá praticar essas atividades. Basta buscar o guichê da empresa responsável no parque, comprar o passaporte e se aventurar. Todas as atividades contarão com guias especializados e equipamentos de segurança para a prática”, destacou o presidente.

As atividades esportivas e desportivas compreendem também a corrida Montanhas de Ibirama II, Supercopa Alto Vale de Velocross, trilhas de veículos 4X4, MTB cross country, trike, voo livre, encontro de jetsky, encontro de canoas rústicas e ciclouturismo.

Feira de Negócios.

Durante os três dias, o Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti também servirá de palco para grandes negócios. Além dos patrocinadores oficiais, que farão a exposição e comercialização dos seus produtos, haverá estandes com veículos e motos off road, bicicletas, equipamentos para rafting, rappel e trekking, voo livre, camping e artigos esportivos em geral. “Além de toda a diversão e da parte esportiva, neste fim de semana queremos tornar Ibirama um pólo de negócios. Assim como temos recebido a confiança de grandes empresários para realização do evento, queremos oportunizar a eles o reconhecimento de suas marcas e a geração de negócios”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Anderson Fozina Krüger.

Os realizadores e apoiadores do evento serão apresentados a partir da próxima semana, com o fechamento das poucas cotas de patrocínio restantes.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP