Ibirama está inserida na programação da Semana Nacional de Arquivos

07/06/2021 13:07

Entre os dias 7 e 11 de junho, o Arquivo Público Municipal de Ibirama, ao lado de outras instituições arquivísticas e de preservação da memória, participa da 5ª edição da Semana Nacional de Arquivos. Com o tema “Empoderando Arquivos”, durante a semana serão abordadas questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos.

Nesta terça-feira, 8, às 17h, será transmitida uma live no Facebook da Prefeitura de Ibirama, onde será abordado o tema “Casa de memória histórica de Ibirama”, que tem como objetivo, chamar atenção da população para a importância de toda a documentação preservada no Arquivo Público Municipal de Ibirama. “Por meio desses documentos, o visitante poderá pesquisar e conhecer como se deu o processo da imigração de alemães em território brasileiro, no final do século XIX, e também conhecer os documentos que mostram os anos de repressão que os imigrados e seus descendentes sofreram, por ocasião do rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Alemanha, o que levou o governo brasileiro a ocupar espaços do recém emancipado município de Hamônia, atual Ibirama”, explicou Sandra Maria Secchi, Diretora do Arquivo Público.

Os convidados, que participarão do bate-papo mediado pela Doutora em Geografia, Viviane Calikevstz, são: Sueli Maria Vanzuita Petry,
Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau, Sandra Secchi, Geografa e responsável pelo Arquivo Público Municipal de Ibirama e Marcondes Marchetti, Advogado, Pesquisador e Escritor.

Prédio do Arquivo Público marca história do município

Em 1937 com a campanha da nacionalização, a Escola Alemã teve suas atividades encerradas e seu prédio, construído especialmente para ser uma escola, em 1940 foi ocupado por um quartel federal com vistas a repressão de alemães "suspeitos".

O prédio abriga hoje o Arquivo Público Municipal de Ibirama e com ele toda documentação original da Sociedade Colonizadora Hanseática, empresa responsável pela vinda dos imigrantes no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Sobre a Semana Nacional de Arquivos

A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. A data escolhida para a realização da Semana Nacional de Arquivos se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho), quando também ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2021, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (em inglês CA).

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP