Karsten expande produção e implanta parque fabril em Ibirama

26/05/2021 09:21

Considerada uma das maiores empresas do ramo têxtil do Brasil e uma das principais exportadoras de produtos têxteis para o mundo, a Karsten instalará um parque fabril em Ibirama. O espaço utilizado será o imóvel localizado na rua Mirador, no bairro Ponto Chic, onde antigamente funcionava as instalações da Hering.

Com 138 anos no mercado, a Karsten possui uma fábrica em Blumenau e 10 lojas distribuídas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, especializadas na confecção e comercialização de produtos de cama, mesa, banho e tecidos para decoração. A implantação do parque fabril em Ibirama, que atuará na confecção de roupas de cama, ampliará a geração de empregos na região do Vale Norte, como também, estimulará o crescimento da economia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, explica que o papel do poder público é desenvolver soluções para facilitar a implantação de novos empreendimentos no município. “Desde o início das negociações a prefeitura de Ibirama deu todo suporte necessário para viabilização do parque fabril e continuaremos sendo parceiros com as iniciativas que competem ao poder público”, destacou.

De acordo com a gerente de Gestão de Talentos da empresa, Patrícia Conradt Diniz, a projeção é de criação de 130 empregos, sendo 100 empregos diretos e 30 indiretos. “Entre os dias 8 e 12 de junho, estaremos na sede da empresa, no bairro Ponto Chic, recebendo currículos e entrevistando candidatos para preencherem o quadro de colaboradores”, explicou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, comemorou a vinda da empresa para o município de Ibirama. “É um orgulho para nossa cidade recebermos uma das maiores empresas têxteis do Brasil, o que deverá possibilitar a ampliação de vagas de empregos e o desenvolvimento da nossa economia. Como prefeito, continuaremos dando todo o apoio necessário a todas as empresas do setor”.

Conforme o gerente de Manufatura, Marcos Paulo Dahlke, a data de início das operações dentro do parque fabril está agendada para o dia 2 de agosto. “No dia 3 de agosto faremos um ato de inauguração, respeitando normas de prevenção à Covid-19. Será um momento importante que marcará a história da Karsten, como também, a história desta linda cidade que nos acolheu”, comentou.

Sobre a Karsten

A Karsten é uma indústria têxtil brasileira de cama, mesa, banho e tecidos para decoração, com sede em Blumenau, Santa Catarina. Foi fundada em setembro de 1882 pelo imigrante alemão Johann Karsten.

A empresa tornou-se uma companhia de capital aberto em 1971. Em 1977 implantou a sua própria fiação, completando assim toda a cadeia de produção.

Está presente em mais de 40 países, tornando-a uma das maiores exportadoras do país em artigos têxteis.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP