Unidades de Saúde de Ibirama atenderão somente urgências e gestantes

19/03/2021 11:29

Com a grande demanda de atendimentos de casos de Covid-19 em Ibirama, e a necessidade de remanejamento de profissionais de saúde para os atendimentos, as unidades da rede de Atenção Básica atenderão somente casos de urgência e gestantes que necessitam de acompanhamento médico. Casos de Covid-19 serão atendidos na Unidade Sentinela. A mudança ocorre entre os dias 22 de março e 12 de abril.

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, explica que não serão agendadas consultas médicas, exames ou check-ups, somente em casos expressos de recomendação médica. “A renovação de receitas médicas poderá ser feita na unidade com apoio das equipes disponíveis”, explicou a secretária. Ela solicita ainda que antes de procurar a unidade de saúde, o cidadão deve entrar em contato com os profissionais por meio de aplicativo de mensagem para agendar o atendimento.

A média de atendimentos na Unidade Sentinela é de cerca de 60 pessoas por dia, o que exige um revezamento dos profissionais de saúde que atuam no local. Atualmente a unidade funciona no espaço do antigo Restaurante União, na rua Dr. Getúlio Vargas, 203, Centro.

Conselho de secretários de saúde prepara mobilização em prol da vida

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems-SC), prepara para esta sexta-feira, 18, entre 11h e 12h, uma mobilização de luto aos mortos pela Covid-19. Usando peças de roupa ou acessórios pretos, os profissionais de saúde se posicionarão em frente às unidades de saúde onde farão um momento de silêncio em homenagem às vidas ceifadas pela doença.

Izabel explica que o ato tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a prevenção. “Não estamos falando de lockdown ou fechamento de comércio. Queremos apenas a sensibilidade da população em relação ao uso de máscara, distanciamento social e hábitos de higiene, pois são ações importantes que impactam diretamente no controle da disseminação do vírus”, explicou.

Números de contato das unidades de saúde

UBS São Miguel – 98816-9938

UBS Distrito de Dalbérgia – 98821-4641