Pilotos de Ibirama buscam pódios na Copa América de Downhill em São Paulo

18/02/2021 15:25

A galerinha maluca do Downhill de Ibirama já está em São Roque, interior de São Paulo. Mais uma vez, eles representarão o município na Copa América de Downhill 4X, promovida pela Yescon e Rede Globo de Televisão, com transmissão ao vivo das competições no domingo, 21, a partir das 9h, no Esporte Espetacular.

A equipe que integra a CME de Ibirama é formada por dois ex-campeões da competição, Lucas Borba, o Lukinha, que levou a melhor em 2014 e Bruna Ulrich, que subiu no lugar mais alto do pódio em 2018. A pequena notável, Ana Xavier, completa a equipe, participando pela terceira vez da descida no Sky Mountain Park. “Apesar de estarmos sem competir por causa da pandemia, consegui manter os treinos e a expectativa é melhor do que no ano anterior, quando fiquei em 4º lugar. Competir ao lado de mulheres incríveis no esporte e medalhistas é um desafio muito grande e ao mesmo tempo, sei que sou capaz. Vamos forte para conseguir um pódio”, comentou Ana.

Bruna Ulrich, que também já foi Rainha da Escada de Santos, uma das principais competições do Downhill internacional, está ansiosa pela disputa, principalmente devido a paralisação dos eventos esportivos no ano passado. “Estou bem feliz de poder participar mais um ano deste evento incrível. Esta prova é sempre empolgante, já que é a primeira do ano e é uma modalidade totalmente a parte do que estamos acostumados a competir”, destacou.

Lukinha tem como objetivo repetir o resultado de 2014 e pra isso vai manter o foco e concentração neste primeiro desafio de 2021. “O FourCross sempre é uma competição alucinante. Imprevistos e toques durante as baterias são comuns e todos estão ali pra valer, assim como eu, que darei o meu melhor”, afirmou.

Outro ibiramense que estará na pista é Nataniel Giacomozzi, que diferente de Ana Xavier, está no grupo dos dinossauros da Copa América de Downhill 4X, pois compete desde a primeira edição. “Fico feliz de ainda estar entre os melhores atletas do país, competindo de igual para igual. O 4X é uma competição um pouco diferente do que estamos acostumados, pois além de saltos e curvas, o piloto tem a disputa com outros competidores, o que torna a prova ainda mais emocionante” comemorou.

Domingo é dia de Ibirama na Globo

O evento começa na sexta-feira, 19, com a chegada dos atletas e reconhecimento do local. Os treinos se intensificam no sábado, 20, com a tomada de tempo dos pilotos. A grande decisão será transmitida ao vivo no domingo, 21, para todo o país, dentro do programa Esporte Espetacular, a partir das 9h, na Rede Globo de Televisão.

O Sky Mountain Park, em São Roque, SP, foi selecionado em todas as edições por proporcionar o radicalismo, a adrenalina, a emoção e infraestrutura de ponta, itens essenciais para o evento. Para a disputa, foi montada uma pista de 600 metros, na qual pilotos do Brasil e de outros países descerão em busca do topo do pódio da competição.

Os pilotos terão de mostrar muita habilidade e ousadia para superar adversários e, principalmente, os desafios de uma pista técnica, com cerca de 600 metros, 13 obstáculos e oito curvas (parede) de terra no total. “Será um traçado novo, rápido e com obstáculos novos, tornando o desafio ainda mais técnico”, frisou Lukinha.

Nas edições anteriores a prova sempre ocorreu em janeiro, porém, por conta da pandemia esse ano será em fevereiro. Desta vez, os pilotos estarão sozinhos e não contarão com o apoio da torcida, muito participativa nas competições anteriores. Todos pilotos e equipe técnica seguirão os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

A supervisão da competição é da Confederação Brasileira de Ciclismo, com coordenação técnica da Federação Paulista de Ciclismo. O apoio é da Prefeitura de São Roque e Ski Mountain Park.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP