(47) 3357 8500

Idosos com mais de 90 anos são vacinados contra Covid-19 em Ibirama

12/02/2021 11:17

Os senhores Curt Reinicke, 91, e Augusto Montibeler, 94, estão entre os primeiros idosos com mais de 90 anos imunizados contra a Covid-19. Eles compreendem a segunda etapa de grupos prioritários a serem imunizados contra a doença.

 

A vacinação iniciou na quinta-feira, 11, quando 9 idosos foram vacinados. O grupo prioritário compreende 38 pessoas, sendo que 11 já foram vacinados, 13 serão vacinados em domicílio, seis negaram a vacina e oito faltam confirmar o agendamento para imunização. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Rafael Reinicke os idosos que não quiserem ser vacinados ou a imunização não for autorizada pela família deverão assinar um Termo de Recusa. “Este documento será utilizado para prestação de contas junto a Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde”, explicou o diretor.

 

O primeiro grupo prioritário a ser imunizado foi de profissionais de saúde da área pública e privada. Até o momento, 430 pessoas já foram imunizadas em Ibirama.

 

Após a finalização da imunização do grupo que compreende idosos com mais de 90 anos, de acordo com as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde, serão atendidos idosos entre 85 e 89 anos, de 80 a 84 anos e de 75 a 79 anos.

 

Os agendamentos serão realizados conforme a disponibilização de novas doses para o município. “Seguimos todas as orientações e recomendações da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde. Pedimos que a população fique atenta as informações e que tenham muita responsabilidade ao cumprir os horários de agendamentos, pois a falta pode resultar em perda de mais doses da vacina, que além de gerar desperdício de dinheiro público pode tirar a vez de pessoas que necessitem muito da imunização”, explicou a coordenadora de Atenção Básica de Saúde.

 

Agendamentos de vacinação precisam ser cumpridos

Um fato lamentável ocorrido na quinta-feira foi a perda de duas doses da vacina. “Cada ampola, após aberta, pode imunizar 10 pessoas e ficar aberta durante 8 horas. Infelizmente, dois idosos que tinham agendado a vacinação faltaram e duas doses foram perdidas”, lamentou a coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Dianare Cuco. Ela reforça a importância dos idosos ou responsáveis cumprirem os agendamentos para evitar o desperdício.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando