Primeiras doses da vacina contra Covid serão para profissionais de saúde

19/01/2021 09:03

Em reunião online entre secretários municipais de saúde e representantes da Secretaria de Estado de Saúde, realizada no fim da tarde desta segunda-feira, 18, foi anunciada a quantidade de doses que cada município receberá nesta primeira etapa da campanha de imunização contra a Covid-19.

Ibirama receberá 188 doses da vacina Coronavac, produzida pro meio de uma parceria entre o Instituto Butantã e o Laboratório Sinovac.

De acordo com a secretária de Saúde, Izabel Petersen, o município tem uma boa estrutura de insumos para aplicação da vacina, porém, as doses serão liberadas conforme disponibilidade dos órgãos de saúde. “Após a reunião ficou decidido que esta primeira remessa será para imunização de profissionais de saúde que estão na linha de frente de atendimento a pacientes com Covid, como é o caso dos colaboradores do Hospital Doutor Waldomiro Colautti, da Unidade Sentinela e do SAMU”, destacou.

Os principais objetivos desta primeira etapa de imunização é garantir a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e essenciais. “Durante a pandemia tivemos muitos afastamentos de profissionais por estarem contaminados, o que prejudicou nossa rotina de trabalho. Com a imunização teremos nossos profissionais saudáveis e imunizados para atender bem quem necessita”, destacou.

A Coronavac é administrada em duas doses, no intervalo de 15 dias, sendo que estas doses que serão aplicadas dentro de 15 dias permanecem armazenadas na Central Estadual, por motivos de segurança. A secretária explica que é preciso paciência por parte dos cidadãos inseridos nos grupos de risco. “A demanda de produção da vacina é muito grande e dependemos desta logística de produção e entrega do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. Conforme as doses forem chegando, informaremos a população conforme disponibilidade”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP