Município intensificará ações de fiscalização para combate a Covid-19

01/12/2020 11:15

Com o retorno da região de Ibirama ao nível gravíssimo do mapa de contaminação da Covid-19, representantes da Prefeitura de Ibirama realizaram reuniões com representantes de diversas entidades e dos setores econômicos para evitar a disseminação do Coronavirus. A medida tem como objetivo garantir o funcionamento dos estabelecimentos dentro das regras de restrições impostas.

De acordo com o prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, as restrições e flexibilizações são definidas por normas e portarias do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. “Desde o início da pandemia seguimos a risca as determinações dos órgãos de saúde. Nestas reuniões buscamos sensibilizar proprietários de restaurantes, supermercados e outros comércios para que nos ajudem a conter as aglomerações, que é a nossa maior dificuldade”, destacou.

Na manhã desta terça-feira, 1º de dezembro, o chefe do Executivo e representantes da Vigilância Sanitária do município se reuniram com proprietários de restaurantes e supermercados, onde foram repassadas orientações referentes as regras que devem ser seguidas. “De acordo com Decreto Federal, restaurantes e supermercados são considerados serviços essenciais e precisam ser mantidos abertos, porém, precisamos evitar as aglomerações de pessoas”, destacou o prefeito licenciado, Adriano Poffo.

Fiscalização ostensiva

Com os acordos definidos entre poder público e comerciantes, a Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Defesa Civil intensificarão as rondas de fiscalização. Outra orientação importante é relativa ao uso do Parque Municipal Manoel Marchetti. “Os cidadãos poderão realizar sua prática esportiva individual, porém, não poderão permanecer no parque, exceto no espaço de área de alimentação da lanchonete que é considerado um serviço essencial”, explicou o diretor.

Em relação a festas particulares, como casamentos, aniversários, festas infantis e afins, também estão proibidas por Decreto Estadual e serão fiscalizadas pela PM. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 190 ou 98825-1961.

Busca pela Unidade Sentinela tem aumento significativo

Com o grande aumento do número de casos, a busca de pacientes com sintomas gripais têm aumentado muito na Unidade Sentinela, reaberta desde a última quinta-feira, o que exigiu um remanejamento de profissionais de Saúde.

As unidades de saúde periféricas de Nova Stettin, Rafael e Sellin tiveram seus atendimentos paralisados. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, dois profissionais médicos destas unidades foram transferidos para atendimento na Unidade Sentinela. “Estamos com três médicos fazendo o atendimento e não estamos conseguindo vencer a demanda. Precisamos da ajuda de todos na prevenção”, destacou.

Izabel explica ainda que os pacientes devem ser verdadeiros ao relatarem os sintomas aos médicos, pois são com estas informações que as orientações são repassadas. “A Saúde de Ibirama disponibiliza qualquer tipo de teste e de tratamento, porém, este diagnóstico é feito pelo profissional médico e precisa ser respeitado pelo paciente, pois cada caso é um caso”, afirmou.

Participaram das reuniões representantes da Associação Comercial de Ibirama (ACIIBI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama e Vigilância Sanitária.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP