Ibirama alcança 69,9% da população idosa com vacinação contra Influenza

02/04/2020 13:21

Após 11 dias de campanha de imunização contra a Influenza, a Secretaria de Saúde de Ibirama vacinou 69,9%% da população idosa e 317 profissionais da área da saúde. A meta de vacinação em Ibirama é de 2.092 pessoas com idade superior a 60 anos, sendo que destas, 1.464 foram imunizadas.

O trabalho de vacinação depende da disponibilização de doses por parte do Governo de Santa Catarina. Os idosos estão sendo imunizados no Centro de Educação Infantil Vice-prefeito Sigolf Radloff, no Centro e também nas Unidades Básicas de Saúde do bairro São Miguel e do Distrito de Dalbérgia.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, as equipes de vacinação se concentraram no CEI do Centro para evitar aglomerações. “Atendemos pacientes de urgência, emergência e também com sintomas gripais na UBS do Centro. Esta medida foi importante para separarmos os idosos, que são grupos de risco do Coronavírus, de pacientes voltados a outros atendimentos”, explicou. Normas de higiene foram reforçadas, assim como os cuidados para evitar a aglomeração.

A campanha, que nesta primeira etapa é voltada a estes grupos de risco, iniciou no dia 23 de março e será concluída no dia 15 de abril.

Qual o calendário para outros grupos?

A segunda fase da vacinação para grupos de risco, que inicia no dia 16 de abril, e segue até 8 de maio, é voltada a professores das escolas públicas e privadas, como também, profissionais de força de segurança e salvamento.

A partir do dia 9 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idade entre 55 e 59 anos.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Bruna Cabrera/Palácio Piratini