Defesa Civil de Ibirama e UDESC promovem curso de voluntário de Defesa Civil

10/04/2024 14:31

Em períodos de adversidades naturais, como os ocorridos em dezembro de 2020 e outubro de 2023 em Ibirama, muitos cidadãos procuram auxiliar a Defesa Civil de Ibirama na prestação de serviços e atendimento à comunidade. Com objetivo de capacitar estes voluntários, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Udesc Alto Vale e Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, realizarão o Curso de Voluntários de Defesa Civil.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de maio, por meio do link:
bit.ly/4atF1hc . A capacitação possui carga horária de 40h e será realizada de forma presencial, à distância e também com atividades práticas. “Esta é uma ação inovadora em nossa região. Serão repassadas informações sobre as formas de gerenciamento de uma situação de adversidade natural ou, até mesmo, de um desastre natural. Também, questões técnicas que podem auxiliar os voluntários durante uma crise. Nosso objetivo é estimular nestas pessoas ações de prevenção, como também, de resposta”, destacou o coordenador municipal de Defesa Civil de Ibirama, José Eduardo do Rosário.

A ideia é ampliar a capacitação também para outros municípios da região, criando frentes de voluntariado para auxiliar outros municípios acometidos por desastres naturais. “No ano passado estivemos entregando donativos em Rio do Sul e percebemos a falta de voluntários naquele momento. Quem sabe, após a finalização do curso, possamos criar um banco de voluntários para auxiliar os municípios em qualquer emergência”, destacou o coordenador de Defesa Civil.

A formação divide-se em sete módulos de aprendizagem, sendo eles: Proteção e Defesa Civil e o trabalho voluntário; Gerenciamento de Riscos e Desastres - Mundo em Alerta; Eventos Geológicos/movimentações de massa e o uso e ocupação do solo; Eventos Hidrológicos e o marco legal relacionado; Primeiros socorros em resposta a eventos adversos; Emergências com produtos perigosos e Sistema de Comando em Operações (SCO) e Radiocomunicação.

O corpo docente será formado por profissionais técnicos de atuação da área, como também, do quadro de professores da UDESC. De acordo com o professor Marino Eyerkaufer, diretor-geral da Udesc Alto Vale, a universidade tem competência na área de gerenciamento de riscos e desastres e coloca toda estrutura educacional para o sucesso dessa formação. “Ter pessoas preparadas para ajudar em momentos de crise é muito importante. O mundo enfrenta cada vez mais eventos de adversidades naturais e precisamos estar preparados para ajudar o próximo”, destacou.

Os interessados em participar do curso, que é gratuito, também poderão usufruir das instalações da UDESC de Ibirama, como laboratórios de informática e biblioteca.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP