(47) 3357 8500

 

Com pouco mais de 18 mil habitantes, Ibirama celebra o perfil de uma comunidade pacata, organizada e muito acolhedora. Situada junto à região catarinense do Alto Vale do Itajaí, tem a sua economia pautada por bons resultados nos setores da indústria, comércio, serviços e agropecuária.

 

Fundada em 1897, ainda hoje seus moradores mantém as fortes características da colonização europeia. Grande parcela da população é descendente de alemães e italianos e faz questão de preservar a maioria dos costumes trazidos pelos antepassados.

 

As heranças culturais se manifestam principalmente através da gastronomia, do artesanato, do gosto pela música e pela dança, das atividades dos clubes de tiro e de bolão, e ainda pelos idiomas alemão e italiano, que por vezes fazem parte do cotidiano de muitas famílias.

 

A cidade também é notória por seu potencial turístico de atrativos naturais e culturais. Em meio a rios, cachoeiras, trilhas, construções históricas e propriedades rurais, Ibirama oferece belas paisagens e inúmeras
atrações a quem a visita. 

 

Conhecida como "a cidade dos belos panoramas", desde 2008 também ostenta o título de “Capital Catarinense do Turismo de Aventura”. O relevo acidentado é ideal para esportes como rapel, rafting, trekking, downhill, moto off-roads e gaiola-cross. Além disso, está instalada em Ibirama a maior tirolesa urbana do Brasil.

 

Na área da saúde, conta hoje com cerca de 20 estabelecimentos da rede pública para cobertura à comunidade. Entre eles, o Hospital Dr. Waldomiro Colautti, referência regional no atendimento hospitalar com 100% de cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também clínicas particulares locais prestam serviços de excelência em várias especialidades.

 

Já no campo da educação, a população dispõe de acesso a seis escolas e seis centros de educação infantil municipais, além de três colégios estaduais e um colégio particular. No ensino superior, encontra-se o campus CEAVI da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além de um campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) e filiais das instituições Uniasselvi e Unicesumar. 

 

O município é de fácil acesso, estando estrategicamente localizado às margens da BR 470. Oferece boas condições logísticas na escoação de produtos, estando distante a cerca de 120 km do Porto de Itajaí e do Aerporto de Navegantes, e dista somente 10 km do Aeroporto de Lontras. 

Carregando