Entidades de Ibirama integram Sala de Situação de combate à dengue

28/03/2024 09:45

Com objetivo de ampliar os canais de orientação junto à população, sobre as medidas que podem minimizar os focos de mosquito da Dengue em Ibirama, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 27, no Gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, uma reunião entre representantes da Secretaria de Saúde de Ibirama, de outros órgãos públicos e da sociedade civil organizada.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Rafael Reinicke, a ideia é disseminar, por meio dessas entidades, informações relativas ao combate à doença. “Precisamos combater o mosquito, para evitar casos autóctones de contaminação. Até o momento estamos somente com casos importados e para evitar esta evolução da doença em Ibirama, precisamos combater os focos do mosquito”, destacou.

Atualmente são 83 focos identificados nas coletas realizadas em pontos com água parada do município. São 62 pessoas com sintomas compatíveis com a Dengue e 11 pessoas com resultado positivo. Durante a reunião, o diretor explicou que os mosquitos estão em todos os bairros, mas não estão contaminados com a doença. “Neste intervalo de quinze dias foram vistoriados 203 imóveis no bairro Ponto Chic, sendo encontrados focos de mosquitos em 18 residências”, destacou.

A coordenadora de Atenção Básica do município, Dianare Cucco, explica que uma força-tarefa está sendo realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde, que estão visitando todas as residências do município, repassando orientações e vistoriando os imóveis. Também, estão sendo realizadas visitas às escolas, para uma breve palestra e a entrega de materiais de orientação que devem ser levados até os pais ou responsáveis.

O médico Regulador Técnico da Secretaria de Saúde, Angelo Miguel Barbosa Junior, expõe que as Unidades de Atenção Básicas do município estão recebendo muitos casos de pessoas com sintomas e explica que a projeção é de um aumento de casos, considerando que a Secretaria de Estado de Saúde prevê o ápice de contaminações para o mês de abril. Em breve, junto aos órgãos estaduais de saúde, será instalado um protocolo de classificação de gravidade das pessoas contaminadas, para melhor controle e avaliação dos casos.

O diretor da Vigilância em Saúde finaliza, reafirmando que a população é fundamental para o controle da doença. “Precisamos do apoio de toda a população para verificar seus quintais e pontos onde o mosquito pode se desenvolver. Com a contaminação de pessoas na cidade, a tendência é de aumento dos casos, mas, é fundamental que mosquitos hospedeiros da doença não se proliferem no município, o que poderá dificultar ainda mais o controle, devido a contaminação exponencial de pessoas”, destacou. O uso de repelente, principalmente por pessoas contaminadas, é fundamental para evitar a proliferação a doença.

Estiveram presentes na Sala de Situação de combate à Dengue, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas, Udesc e Hospital Doutor Waldomiro Colautti.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP