Sala do Empreendedor de Ibirama ficou em primeiro lugar no Estado no número de atendimentos

21/03/2024 14:12

Nesta quinta-feira, 21, o município de Ibirama recebeu mais dois títulos de referência do Sebrae SC. A Sala do Empreendedor do município, mantida por meio de uma parceria entre a prefeitura e o órgão estadual, foi a que mais realizou atendimentos desde sua abertura, em 2020, entre os municípios com até 20 mil habitantes. Ao todo foram 11.365 atendimentos voltados aos empreendedores e empresários ibiramenses. Além disso, o município recebeu o Selo Ouro de referência em atendimento.

Somente até março deste ano, a Sala do Empreendedor já realizou 1.795 atendimentos e a expectativa é que até o fim do ano, ultrapasse os 6.354 atendimentos realizados no ano passado. “A quantidade de atendimentos mostra que existem muitas pessoas em Ibirama que querem empreender, investir em seus próprios negócios. E é importante que eles tenham a oportunidade de receber um atendimento de excelência como o que é realizado na nossa Sala do Empreendedor. Agradecer também ao Sebrae SC por todo apoio nesta prestação de serviços à comunidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger.

O Selo de reconhecimento de atendimento da Sala do Empreendedor foi concorrido por 68 municípios inscritos, sendo que somente 15 receberam o Selo de Ouro. A honraria considera uma série de critérios, incluindo a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor.

Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Esses clientes buscam atendimento nas Salas participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.

Números da Sala do Empreendedor de Ibirama

Além dos 11.365 atendimentos realizados desde 2020, foram realizadas 355 aberturas de CNPJs de MEIs (Microempreendedores Individuais) e 210 consultorias para abertura de negócios.

A Sala do Empreendedor é um espaço único de atendimento ao empreendedor. Disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades, dentre outros serviços. Tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas.

Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso ela facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. “Quero agradecer também a toda nossa equipe de trabalho que se dedica tanto a servir os empreendedores da cidade. Sem o trabalho de vocês, não alcançaríamos um título tão importante”, destacou o secretário.

A solenidade de entrega também contou com a presença do prefeito em exercício, Valdemar Schaeffer, da gerente regional do Sebrae SC, Ionita Lunelli, da analista de negócios, Ana Rosembrock, da consultora do Sebrae SC, Paula da Rosa e servidores públicos municipais.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP