Obras de recuperação em Ibirama iniciaram na terça-feira, 12

14/03/2024 13:40

As obras de recuperação da cidade, após as chuvas no fim do ano passado, iniciaram na última terça-feira, 12. Os serviços eram pra ser iniciados na quarta-feira, 6, porém, tiveram que ser adiados, devido ao excesso de chuvas do dia 4 de março, onde o município de Ibirama acumulou mais de 97 milímetros de chuva em 3 horas, encharcando as áreas de encostas e prejudicando os serviços.

Os investimentos são de cerca de R$ 500 mil, oriundos do Programa Recupera SC, do Governo de Santa Catarina. De acordo com o prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, os trabalhos atenderão um anseio importante da comunidade. “Os últimos dias foram bastante desafiadores, devido as críticas que recebemos de parte da comunidade. Infelizmente, a burocracia do Poder Público faz com que os processos demorem mais, porém, são ritos que precisam ser seguidos pois são embasados em leis que precisam ser respeitadas”, destacou.

Os problemas foram causados pelo excesso de chuvas entre os meses de outubro e novembro do ano passado, onde a Defesa Civil de Ibirama atendeu cerca de 270 ocorrências, entre elas, danos de vias públicas pavimentadas e redes de drenagem pluvial, danos em estradas vicinais, sendo que algumas exigirão obras de contenção e soluções em engenharia mais específicas, recuperação de taludes, escorregamentos de terra, entre outras.

“Importante frisar que desde o ano passado nossos engenheiros estava com os planos de trabalho prontos e encaminhados ao Estado. O município precisou, obrigatoriamente, aguardar os prazos para executar os serviços. Se alguma obra fosse executada com recursos próprios, não poderia ser ressarcida. Apesar das críticas, tenho a consciência tranquila de que fiz o certo, pois não onerei os recursos do município, que são escassos. Considerando que o Estado arrecada muito mais impostos que os municípios e havia essa certeza da destinação dos recursos, nossa administração decidiu esperar”, destacou Jucélio.

As empresas vencedoras dos processos licitatórios foram a Terraplanagem Lisboa, de Ibirama, a Eletro Técnica Centro Sul Eireli, de Brusque e a Engenher Soluções e Terraplanagem, de Penha. A sequência de obras foram definidas conforme o número de veículos que trafegam em cada via, sendo que iniciaram pela Rua Blumenau e posteriormente nas localidades de Rio Rafael, Ribeirão Taquaras e Rio Sellin, entre outras. O prazo, estipulado em contrato para execução de obras é de cerca de dois meses, sujeitos às condições do clima.

Outros R$ 2 milhões já foram disponibilizados pela União

No início da segunda quinzena de fevereiro, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, garantiu a liberação de cerca de R$ 2 milhões, para execução de obras que exigem técnicas de engenharia mais apuradas. Os planos de trabalho, desenvolvido pelo corpo de engenheiros do município, resultou em 27 metas, consequentemente, 27 obras.

Entre as obras estão reestabelecimento de vias urbanas pavimentadas, restauração de bueiros e redes de drenagem, desobstrução de rios e ribeirões, assim como recuperação de margens, pontilhões de madeira, obras de contenção em vias públicas, entre outras.

De acordo com Jucélio, parte das licitações para execução dessas obras estão em andamento e outras devem iniciar nos próximos dias. “Preciso agradecer e reconhecer o trabalho realizado pelos nossos servidores, que mesmo em péssimas condições de trabalho, devido a ventania que arrancou o telhado do Paço Municipal no primeiro dia de trabalho do ano, o que fez com que literalmente chovesse dentro das salas de trabalho, se dedicaram em cima desses processos para entregar essas melhorias à população”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP