Ibirama celebra 90 anos em uma noite de memórias

13/03/2024 10:03

Uma roda gigante instalada em frente ao Arquivo Público Municipal Carlos Pabst chamou a atenção dos ibiramenses, nessa terça-feira, 12. O brinquedo fez parte da programação cultural alusiva às comemorações de 90 anos de emancipação político administrativa de Ibirama, e lembrou a inauguração da antiga prefeitura, que utilizou o mesmo espaço em 20 de abril de 1952, data em que foi inaugurada, com a presença do então governador de Santa Catarina, Irineu Bornhausen.

A noite foi de entrega de documentos históricos e registros fotográficos, que marcam a história de Ibirama. Os arquivos, que integrarão o acervo, foram entregues por Fausto Pabst, filho do homenageado, in memorian, Carlos Pabst, do ex-deputado estadual e historiador, Marcondes Marchetti, de Elimar Eltermann e Nelcio Lindner, de Dona Emma, cidade que pertenceu a Hamônia. “Com a revitalização desse espaço, Ibirama desponta, em nível estadual, como o município que possui um dos principais arquivos públicos históricos de Santa Catarina, fonte de pesquisa para historiadores, como também, ponto de visitação para turistas que poderão visitar a cidade”, destacou o ex-deputado.

Também, foi realizada a entrega de Moção de Aplauso, do Conselho Municipal de Cultura de Ibirama, para os representantes das Associações de Atiradores e Grupos de Bolão do município. As entidades homenageadas foram: Sociedade de Atiradores Rio Sellin; Sociedade de Atiradores Rio Rafael, Sociedade de Atiradores Ribeirão das Pedras; Sociedade Desportiva União; Sociedade Recreativa Hamônia e Sociedade Esportiva e Recreativa Guarani. A entrega da moção foi feita pela presidente do Conselho, Claudete Zwang.

A festa de comemoração também contou com a distribuição de bolo à comunidade e super show com a Abami.

Arquivo Público foi revitalizado

O espaço recebeu reformas na rede elétrica, hidráulica, construção de banheiros adaptados para pessoas com deficiência, acessibilidade, vagas de estacionamento com acessibilidade, reforma do telhado, ajardinamento e troca de assoalho. Outro investimento importante foi o sistema de prevenção de incêndios, que vai garantir mais segurança às milhares de memórias da nossa história que lá serão armazenadas. A empresa responsável pela revitalização foi a PH Engenharia, de Ibirama, e o investimento foi de R$ 385 mil, em recursos próprios do município.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP