Ibirama comemora 90 anos preservando suas memórias

07/03/2024 16:55

No dia 11 de março Ibirama celebra 90 anos de emancipação político-administrativa. E para brindar esta data tão importante, a Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura, está preparando um momento especial para comemorar a data.

O palco da festa será um dos prédios históricos mais emblemáticos do município, que foi revitalizado para preservar, de maneira adequada, as memórias da nossa cidade. No dia 12 de março, às 19h30min, será realizada a entrega oficial da revitalização do Arquivo Público Municipal Carlos Pabst, localizado na Travessa Emílio Eberspächer, 52, atrás da Praça da Bandeira.

O espaço recebeu reformas na rede elétrica, hidráulica, construção de banheiros adaptados para pessoas com deficiência, acessibilidade, vagas de estacionamento com acessibilidade, reforma do telhado, ajardinamento e troca de assoalho. Outro investimento importante foi o sistema de prevenção de incêndios, que vai garantir mais segurança às milhares de memórias da nossa história que lá serão armazenadas. A empresa responsável pela revitalização foi a PH Engenharia, de Ibirama, e o investimento foi de R$ 385 mil, em recursos próprios do município.

Solenidade contará com uma roda gigante

A solenidade de inauguração contará com uma roda gigante, que ficará disponível gratuitamente para passeios da comunidade. A coordenadora do Arquivo Púbico, Sandra Secchi, explica que a roda gigante retrata uma memória de 20 de abril de 1952, quando um brinquedo semelhante foi instalado para a solenidade de inauguração da Prefeitura Municipal de Ibirama, que à época, contou com a presença do governador de Santa Catarina, Irineu Bornhausen. “Além da inauguração do prédio onde foi instalada a prefeitura, também foram inauguradas as praças Paul Aldinger, José Deeke, da Bandeira e a ponte Governador Irineu Bornhausen”, explicou.

A Cervejaria Handwerk, de Ibirama, produziu um rótulo comemorativo, alusivo aos 90 anos de aniversário da cidade.

O diretor do Departamento de Cultura, Grégory Kietzer, explica que toda a comunidade está convidada para participar da solenidade. “Teremos um bolo para comemorar esta data tão importante, como também, apresentação da ABAMI e completo serviço de bar e cozinha. Fica o convite para que toda comunidade possa comemorar com a gente”, destacou.

Também, haverá entrega de Moção de Aplauso, do Conselho Municipal de Cultura de Ibirama, para as Associações de Atiradores e Grupos de Bolão do município.

Devido à solenidade, o trânsito na Travessa Emílio Eberspächer será proibido para o tráfego de veículos entre segunda-feira, 11, às 12h, até quarta-feira, 13, às 12h. Os motoristas podem usar como via alternativa a rua Danilo Marchetti, que fica a uma quadra da Travessa.

Programação:

18h - Sessão da Câmara dos Vereadores no Prédio revitalizado;

19h - Desfile das Associações de Atiradores e Grupos de Bolão pelas ruas 11 de Março até o Arquivo Público;

19h30min - Cerimônia de Entrega da Reforma do Prédio do Arquivo Público Municipal Carlos Pabst e entrega de Moção de Aplauso do Conselho Municipal de Cultura para as Associações de Atiradores e Grupos de Bolão do município.

*Após a Cerimônia, teremos o corte do Bolo Festivo e apresentação da ABAMI.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Público Municipal de Ibirama