Nova empresa de coleta de lixo iniciou as atividades em Ibirama

01/03/2024 10:09

Nesta sexta-feira, 1º de março, a empresa HMS Resíduos, de Curitiba, iniciou o trabalho de coleta de lixo no município de Ibirama. Ela substitui a empresa Versa Engenharia (antiga Serrana) e traz como diferencial o Programa Vale Reciclar, que tem como objetivo neste primeiro ano, dobrar a quantidade de coleta e destinação correta de resíduos recicláveis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, destaca que a empresa priorizou a contratação de motoristas e coletores de lixo da empresa anterior, evitando que estas pessoas ficassem desempregadas e garantindo uma transição tranquila entre as empresas. “A mudança de um serviço essencial como este pode causar alguns problemas pontuais durante o período de transição, porém, quem tiver algum problema na coleta do resíduo em sua empresa ou residência, pode entrar em contato pelo Whatsapp do Departamento de Meio Ambiente, por meio do número (47) 99170-0952, que o problema será prontamente resolvido”, destacou.

O prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio de Andrade, explica que o Programa Vale Reciclar está de acordo com iniciativas ambientais de cidades de grande porte, e futuramente, a ampliação da coleta de recicláveis poderá resultar em diminuição na taxa de coleta de lixo. “A destinação de lixo aos aterros sanitários tem custos altos para a empresa e, consequentemente, para o município, que paga por tonelagem de resíduos. Com a ampliação da coleta de recicláveis, há uma tendência de diminuir a tonelagem encaminhada aos aterros, como também, o valor pago pelo município à empresa”, destacou. Mesmo com a troca da empresa, não houve nenhum reajuste na Taxa de Lixo paga este ano.

Atualmente, Ibirama produz cerca de 240 de lixo comum por mês e 44 toneladas de lixo reciclável.

Como funciona o Programa Vale Reciclar

Anderson explica que um trabalho de orientação aos moradores vem sendo realizado pelos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do município. “Estes profissionais repassam a população, orientações de como fazer a reciclagem dos resíduos de maneira correta para encaminhamento à cooperativa de reciclagem”, destacou.

Nesta primeira semana de março, funcionários da nova empresa de coleta de lixo farão a entrega de cinco embalagens amarelas aos moradores, onde serão acondicionados apenas os resíduos recicláveis, que serão coletados a partir da segunda semana de março. “Os resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão, vidro, metal e isopor, devem ser acondicionados na embalagem amarela devidamente lavados e secos, pois vão direto para a cooperativa de triagem e reciclagem em Timbó, onde mais de 50 famílias tem suas rendas oriundas do resíduo que você descarta”, destacou.

No momento da coleta os coletores levarão a embalagem cheia e deixarão uma vazia para você utilizar. “Por exemplo, se tiver uma embalagem cheia deixam uma, se tiverem duas embalagens cheias deixam duas”, explicou. Os resíduos não recicláveis, como rejeitos orgânicos e de banheiro, podem ser acondicionados normalmente em sacolas de mercado ou em sacos de lixo habituais. A embalagem amarela não terá nenhum custo para o morador.

Se no decorrer do processo surgirem dúvidas, ou caso você não receba a embalagem amarela, pode entrar em contato com o número (47) 99170-0952, por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP