Queijaria de Ibirama se destaca em concurso estadual

19/12/2023 10:00

A produção do queijo artesanal está presente em diversas propriedades do Alto Vale e faz parte da cultura e história da região. Pensando na valorização das queijarias, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) promoveu o 1º Concurso Catarinense de Queijos Artesanais.

A Queijaria Knopp, de Ibirama, recebeu uma medalha de bronze pela produção do Queijo Kochkäse, tradicional na gastronomia alemã. A premiação foi entregue a produtora, Sandra Diogo da Silva Knopp, e contou com a participação da veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal de Ibirama, Mariana Bertoldi.

Mariana explica que, há quatro anos, o município fez a contratação de um profissional que ficou responsável pelo acompanhamento e suporte da produção de queijos e outros produtos de origem animal. “Nosso acompanhamento compreende toda a questão sanitária, como também, o melhoramento dos produtos. Este prêmio concedido a família Knopp mostra que estamos no caminho certo, extraindo da produção rural os melhores produtos”, destacou.

O Concurso Estadual aconteceu no mês de novembro, em Lages, com a participação de 30 municípios, com queijarias legalizadas e inscritas e jurados com renome nacional e até internacional avaliando os produtos.

A engenheira agrônoma e coordenadora do Programa Gestão de Negócios e Mercado da Epagri, da gerência de regional de Rio do Sul, Katiucia Micheli Visentainer, comenta que o concurso é uma vitrine onde as queijarias têm a oportunidade de apresentar os produtos, portanto, receber sugestões e não para definir qual é o melhor e o pior queijo. “O propósito do concurso não foi de avaliar os queijos no sentido de melhores ou piores. Mas sim, avaliar individualmente no sentido de atribuir pontuação, podendo também contribuir no processo de crescimento de cada produto. Porque tínhamos queijos extremamente excelentes que não necessitam ajuste algum e aqueles que ainda podem passar por um processo de melhora”, comenta.

Queijarias que se destaram no Concurso Estadual

O Alto Vale participou com sete municípios, onde destes, quatro alcançaram a avaliação de pontuação para medalhas de ouro, prata e bronze. Katiucia parabeniza e divulga as queijarias da região que se destacaram no concurso. “A Queijaria Rouwstik de Petrolândia com os queijos com leite de Ovelha, ganharam uma medalha de ouro e um bronze. Já, a Queijaria Scoz de Pouso Redondo ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze. Além disso, três queijos da Famiglia Baldo de Rio do Sul receberam medalhas de prata. E ainda, a Queijaria Knopp de Ibirama recebeu um bronze”, conta.

Com informações: Grupo Difusora de Comunicação

Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP