Prefeitura de Ibirama divulga programação do mês da colonização

03/11/2023 13:51

No dia 8 de novembro, se comemora em Ibirama os 126 anos de fundação da Colônia Hammonia. E para celebrar esta marcante data, a administração municipal organizou uma grande programação para o mês de novembro.

Na quarta-feira, 8, será realizado na Câmara de Vereadores de Ibirama, o ato solene de 126 anos de fundação. Na oportunidade será feito o lançamento do projeto do Residencial Hamonia Park, um novo conceito em habitação de interesse social e que está localizado no bairro Progresso. No local já está sendo construída uma nova escola, como também, cinco residências oriundas da Defesa Civil de Santa Catarina.

Todo o projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Planejamento do município de Ibirama. Além disso, em parceria com a Udesc, está sendo concluído o Plano Municipal de Habitação de Ibirama, que resultará em um diagnóstico das necessidades habitacionais no município. De acordo com a Secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Soberanski, o trabalho colocará Ibirama como referência em habitação popular em Santa Catarina. “Temos a disponibilidade do terreno e projeto concluído. Com isso, o município poderá captar recursos, via Caixa Econômica Federal, para a construção de moradias de interesse social que possam trazer dignidade as pessoas que hoje sofrem com este problema”, explicou.

O prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, explica que o lançamento do projeto vem em boa hora, considerando as dificuldades enfrentadas pelo município nos últimos dias. “Foram mais de 750 milímetros de chuvas somente no mês de outubro. Toda esta carga colocou a prova nossa cidade, que sofre muito com deslizamentos de terra. Temos os prejuízos públicos, porém, também temos que dar atenção às pessoas que tiveram suas casas prejudicadas ou interditadas pelas chuvas”, destacou.

Apresentação do XX Weihnachtsmarkt

Durante a solenidade oficial também será apresentada a programação do XX Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama. De acordo com Jucélio, a festa será realizada num formato diferenciado, com organização da Prefeitura de Ibirama. “Nos outros anos realizamos um processo licitatório para que a festa fosse organizada por uma empresa privada. Porém, este ano decidimos conduzir este processo pelo município. Nosso objetivo é realizarmos um evento que resgate as tradições do Mercado de Natal, como também, o clima natalino deste período”, destacou.

Entre as atrações escolhidas por enquete popular, entre os dias 2 e 5 de outubro, no grupo artístico 1, a banda vencedora foi Chiquito e Bordoneio. Porém, durante a realização da enquete a produção dos artistas fechou a data em outro evento e a banda teve que ser descartada da programação. Então será contratada a Banda Cavalinho, que ficou na segunda colocação. No grupo artístico 2 o mais votado foi o Grupo Momentos, com 323 votos. No grupo artístico 3, a Banda Elyte levou a melhor, com 380 votos.

O presidente da CCO, Grégory Kietzer, explica que o novo formato de realização da festa é mais burocrático e exige muito trabalho dos servidores do município, porém, tudo vem sendo realizado com muito carinho e dedicação. “O Weihnachtsmarkt é um dos mais tradicionais eventos de Ibirama e este ano queremos proporcionar muita alegria e diversão aos ibiramenses, como também, aos nossos visitantes. Fiquem atentos às redes sociais do evento, como também da prefeitura e participe. Lembrando que todas as atrações têm acesso gratuito”, destacou.

Outra atividade que promete movimentar a programação do mês de colonização é a 2ª edição da Ibirama Drumm Fest, que reúne bateristas de diversas cidades de Santa Catarina, e até outros estados, para interpretação de clássicos do rock e pop.

De acordo com o organizador do evento, Jeferson Hermann, a última edição reuniu 50 bateristas. “Recebemos amigos de diversas cidades do Estado para participar desta grande festa. Este ano já estamos trabalhando no convite a essa galera para que possamos, quem sabe, aumentar o número de músicos. Com certeza será mais uma grande festa pra Ibirama”, frisou.

A programação também contempla eventos festivos e diversas atrações artísticas e culturais:

8 de novembro – Câmara de Vereadores de Ibirama

8h30min: Ato Solene – 126 de fundação da Colônia Hammonia

9h: Apresentação do projeto Hamonia Park; Apresentação da programação do Weihnachtsmarkt e anúncio de investimentos

9 de novembro

8h: XII Sarau Literário (EM Christa Sedelacek)

19h: Palestra “Os Imigrantes Italianos e Trentinos na ocupação dos territórios do Vale do Itajaí (Udesc)

10 de novembro

20h: Recital Coral União (SD União)

11 de novembro

Baile de 40 anos da Associação Bombeiros Voluntários de Ibirama (Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti)

13 e 14 de novembro