Secretaria de Saúde de Ibirama apresenta teatro nas escolas para estimular vacinação

22/09/2023 15:46

Fake News na Roça. Este é o nome do espetáculo desenvolvido pela rede de Atenção Básica de Saúde de Ibirama e que é apresentado na rede de ensino, com objetivo de estimular a vacinação no município. A peça conta com três personagens, interpretados por três Agentes Comunitárias de Saúde. Iria Morló interpreta o Zé, Marina Francisca Cabral interpreta o Diabo e Barbara Trombotto faz o contraponto do mal, interpretando um Anjo.

Iria Morlo explica que a espetáculo tem como objetivo conscientizar e ensinar a importância da vacinação de uma forma lúdica e divertida. “Já realizamos outras peças voltadas à área da saúde, porém, optamos por este tema devido a baixa busca por vacinas no município, problema que foi ampliado após a pandemia”, destacou. O público-alvo da campanha são estudantes com idade superior a 5 anos de idade.

Todo este trabalho envolve também o Departamento de Cultura de Ibirama e a Escola Municipal de Artes Cênicas. As três servidoras da saúde dividem o tempo de trabalho com aulas de teatro, ministradas pela professora Silvana Cristóvão, todas as segundas-feiras, às 14h15min, no prédio da Associação Hansahoehe.

Campanha Multivacinação será realizada entre 14 e 28 de outubro.

Entre os dias 14 e 28 de outubro será realizada em Ibirama a Campanha Multivacinação. para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. De acordo com a enfermeira do Programa de Imunização do Município, Maria Clara de Borba Freitas, os pais devem se dirigir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem Salas de Vacina para verificar se as imunizações estão em dia”, destacou.

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Sala de Vacinas da UBS Dieter Staudinger, no Centro, atenderá até as 19 horas. “Resolvemos fazer o atendimento com horário estendido, justamente para atender as pessoas que porventura não possam comparecer na unidade no horário comercial”, explicou a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen.

O Dia D da Campanha Multivacinação será realizado no sábado, 21 de outubro, quando as UBSs do bairro São Miguel, Centro e Distrito de Dalbérgia permanecerão abertas entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP