Equipe técnica atende 10 casos de violência contra idosos em Ibirama no ano de 2023

14/06/2023 11:17

Junho é o mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Dados apresentados pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Ibirama apontam que somente em 2023 foram atendidos 10 casos de violência contra o idoso, sendo elas financeira, física e psicológica.

E com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Departamento do Idoso, com apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realiza nesta quinta-feira, 15, uma passeata alusiva ao tema.

A saída está prevista para às 9h, em frente a Igreja Católica Santo Huberto, com chegada no Parque Municipal e Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, onde os idosos serão recepcionados com um saboroso café.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Fabiani Soberanski, outras atividades também serão realizadas no Parque. “Ao chegar, os idosos farão uma atividade física orientada com a professora Simone Pertille Fachini, como também, um bate-papo com uma equipe multiprofissional formada por psicóloga e assistente social. Por fim, o café será servido e acompanhado por uma apresentação musical do Departamento de Cultura”, destacou.

A diretora do Departamento do Idoso, Priscila Patrocínio, explica que em caso de chuva, a passeata será cancelada, sendo mantidas as atividades no Parque. “Convidamos todos os idosos, como também, estudantes do Ensino Médio. Nosso objetivo é chamar atenção da população para que denunciem casos de violência contra idosos”, destacou.

Entre os tipos de violência existentes, também estão as violências sexual, o abandono, a negligência a autonegligência e a violência social.

As denúncias podem ser feitas Disque 100, Polícia Civil, Militar e Ministério Público de Santa Catarina. Também, na Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Departamento do Idoso.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP