Festa do Agricultor de Ibirama reúne 1,5 mil pessoas

01/08/2022 14:36

O último sábado, 30, foi diferente para os ibiramenses. Apesar de frio, o sol despertou cedo para esquentar os centenas de agricultores que trouxeram tratores e implementos agrícolas até o Centro de Ibirama para participar do Tratoraço, que reuniu mais de 80 veículos, entre tratores, microtatores, implementos agrícolas e veículos antigos.

Após o desfile, muito prestigiado pela comunidade, a festa continuou no Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti. Embalados pelo show de Cleide Gaiteira, os agricultores e outros visitantes puderam provar o delicioso carreteiro que foi preparado pela Sociedade de Atiradores Rafael II.

De acordo com o presidente da entidade, Altair Padaratz, foram servidos mais de 750 pratos de carreteiro, sendo que os agricultores cadastrados no Departamento de Agricultura receberam o cartão gratuitamente. “Quero agradecer a toda nossa equipe da Sociedade que se dedicou muito para a preparação do carreteiro. Agradecer também a prefeitura pela oportunidade de poder participar deste evento, sendo que o lucro dos cartões será revertido para melhorias em nossa sede”, comemorou.

A festa teve continuidade com o show de humor das pratas da casa, as Irmãs Coisaradas, Vani e Jeh, que animaram os participantes com muitas histórias divertidas voltadas ao homem do campo. “A festa foi pensada para o agricultor de Ibirama. Nosso objetivo foi proporcionar um evento simples, mas realizado com muito carinho e como forma de agradecimento a estas pessoas que são tão importantes para nossa cidade”, frisou.

Também foi realizado o sorteio de diversos brindes, doados por empresários e comerciantes locais. O diretor de Agricultura, Edson Luís Bittencourt, agradeceu todas as doações, que foram o ponto alto da festa para os agricultores. “Foram dezenas de pessoas que ajudaram, e não teria como lembrar cada um que doou um prêmio, ou até mesmo dinheiro para ser sorteado entre os participantes. Nos resta agradecer a participaçãode todos neste grande evento”, destacou.

Tarde foi de competições típicas e muita marchinha alemã

Direto de Pomerode, o Grupo Die Säger Baum trouxe muita diversão aos participantes com competições típicas da tradição germânica, como serrador, corrida de barril e cabo de guerra. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, o grande objetivo da festa foi homenagear os agricultores. “Pudemos observar a alegria entre os participantes, seja no Tratoraço, nas competições esportivas e nos shows. Ficamos felizes em poder proporcionar ao homem do campo e seus familiares um dia de muita festa e animação”, comemorou.

A festa teve continuidade com o show da Banda D’Fiebes, de Timbó, que animou o público com muita marchinha alemã e músicas tradicionais de baile. O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, agradeceu a presença de todos e lançou, oficialmente, o Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, que será realizado entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, com uma vasta programação artística e cultural. “É dever do poder público poder ofertar a sua população momentos de festa e alegria. Fiquei muito feliz em ver nossos agricultores dançando e comemorando com a gente. E no fim do ano tem mais, pois nossa equipe está trabalhando para fazermos um grande Weihnachtsmarkt, a festa mais tradicional de nossa cidade”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP