Caramujos africanos são encontrados em Ibirama

Secretaria Municipal de Saúde orienta comunidade
19/01/2017 11:59

Nesta semana, moradores do Bairro Ponto Chic, em Ibirama, encontraram caramujos africanos e acionaram as equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde. Os servidores, com o auxílio da equipe da Secretaria Municipal de Obras, realizaram a devida limpeza do local e capturaram aproximadamente 30 moluscos.
Devido à ocorrência, a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do caramujo e também sobre como capturá-los, veja:

O que fazer quando encontrar um caramujo gigante africano?

Realizar a captura dos moluscos (proteger as mãos com luvas ou material plástico sem furos) e depositá-los em recipiente de material resistente. O próximo passo é destruir as cascas com auxílio de um martelo ou outra ferramenta qualquer e, por fim, enterrar em buracos revestidos com cal virgem. A Prefeitura de Ibirama disponibiliza cal gratuitamente para o controle do caramujo, basta retirar na Unidade Básica de Saúde do Bairro Ponto Chic. Mais informações ou dúvidas ligar para a Vigilância Sanitária – 47 3357-8512 ou 47 98825-1961.

O que é o caramujo gigante africano

O caramujo gigante africano é um molusco terrestre nativo do leste e nordeste da África. Quando adulto pode atingir 15 centímetros de comprimento e pesar mais de 200 gramas. Sobrevive durante o ano inteiro, pois é resistente à seca e ao frio, e coloca cerca de 200 ovos a cada dois meses. Habita principalmente em terrenos baldios, plantações abandonadas, locais úmidos com acúmulo de substrato orgânico, entulhos, pilhas de telhas e tijolos.
Embora Ibirama não tenha registrado casos de caramujos contaminados, é importante controlar a proliferação destes moluscos, pois são potenciais transmissores de doenças perigosas. Para isso, a Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde Municipal reforçam o alerta para que os moradores monitorem suas residências, mantenham a limpeza periódica dos terrenos e eliminem possíveis fontes de abrigo do caramujo africano (entulho, pilhas de madeira, tijolos, telhas).

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP