Epagri de Ibirama realiza Dia de Campo sobre Agrofloresta

Grupo de agricultores conheceram uma pequena agrofloresta implantada no Ribeirão das Pedras
25/10/2016 10:52

O Escritório Municipal da Epagri, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama – Sedema, realizou recentemente um Dia de Campo com agricultores sobre Sistemas Agroflorestais na propriedade de João Ricardo Moretti, na comunidade do Ribeirão das Pedras. No local, Moretti implantou uma pequena agrofloresta depois que foi promovido um curso na propriedade seguindo o modelo de produção de Ernest Goeth, precursor desse sistema no Brasil.
Mas afinal o que é uma agrofloresta? As agroflorestas ou sistemas agroflorestais são um consórcio de plantas em um sistema produtivo. O termo vem da união de AGRO = plantas agrícolas (hortaliças, milho, feijão, mamão, banana) + FLORESTA = árvores (frutíferas, produção de madeira, espécies nativas). Segundo a Epagri, se comparado a agricultura convencional, onde como exemplo no cultivo de um hectare de milho pode-se chegar a 12 mil quilos de grãos, na agrofloresta é possível chegar a uma produção de 60 mil quilos de alimentos em um hectare.
O sistema de agrofloresta é uma forma ancestral de uso da terra, praticado por milhares de anos por agricultores de todo o mundo. No entanto, nos anos mais recentes, também é desenvolvido como uma ciência que se compromete a ajudar agricultores a incrementar a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da produção na propriedade.
De acordo com o técnico da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, o evento foi muito importante para mostrar para a comunidade em geral, aos agricultores do município e da região, que é possível produzir alimentos como hortaliças, batata, mandioca, milho, feijão, e também madeira e frutas na mesma área com uso de espécies com eucalipto, árvores nativas, banana, citrus, pupunha, etc.
“Essa produção que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação, muitos tipos de plantas juntas, umas ajudando as outras, sem problemas com pragas ou doenças e dispensando o uso de agrotóxicos, é uma produção totalmente sustentável, que vai proteger e enriquecer o solo – a base da nossa produção e o maior patrimônio do agricultor”, explica Steiner.
O evento foi organizado pela Epagri de Ibirama e contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Glauco Henrique Linder, da Epagri de Rio do Sul. Agricultores de toda região do Vale Norte, professores da Udesc de Ibirama, entre outras lideranças participaram.
Mais Informações no Escritório Local da Epagri de Ibirama no telefone (047) 3357-8400.

Informações e imagens da Epagri de Ibirama.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP