Famílias são contempladas com casas modulares da Defesa Civil em Ibirama

Projeto irá beneficiar pessoas que residem em local de risco e possuem baixa renda
13/01/2015 11:35

Ivonete Bueno tem 38 anos e há 10 reside às margens da BR 470, no Bairro Areado, em Ibirama. A auxiliar de produção tem cinco filhas: as gêmeas Clara e Clarisse, de cinco meses; Jaciele, de um ano; Sabrina, de oito anos e Jucilene, de 14 anos de idade. Nos próximos dias, a realidade destas pessoas vai mudar.
A família de Ivonete Bueno é uma das cinco que serão beneficiadas com as casas modulares da Defesa Civil, que estão sendo montadas no Bairro Anchieta/Vila Panorama. “Estamos esperando a nova casa. Aqui é um local muito perigoso, há cinco anos, uma carreta tombou na BR e atingiu a nossa residência, derrubou o banheiro e parte do telhado. Sorte que ninguém se machucou. Há seis meses foi a roda de outra carreta que se desprendeu do veículo e quase pegou a casa de novo”, relata a auxiliar de produção.
Além da preocupação com o grande fluxo de veículos na BR, a família enfrenta o risco de desmoronamento na parte posterior da casa. Segundo Fernando Jost, Diretor da Defesa Civil Municipal, este projeto de casas modulares beneficia famílias de baixa renda que foram atingidas por atípicas da natureza e se encontram em locais de risco, como é o caso de Ivonete.
A auxiliar de produção e as filhas estão curiosas e afirmaram que quando puderem, irão acompanhar a montagem das casas modulares: “Aqui é longe de tudo, do meu trabalho e da escola e creche das meninas. Há pouco tempo nem energia elétrica tínhamos. A nossa vida vai mudar, quando mudarmos pra lá”, acredita.

RELEMBRE: Primeira casa modular começa a ser erguida

As obras no Bairro Anchieta foram retomadas na manhã desta segunda-feira, dia 12, e a primeira das cinco casas modulares da Defesa Civil começou a ser montada. O Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, o Secretário de Saúde Jucélio Andrade, o Diretor da Defesa Civil Fernando Jost e o Vereador Dalmir Sartor acompanharam o início da instalação.
De acordo com Fernando Jost, a empresa responsável pela montagem das residências leva aproximadamente cinco dias para erguer cada casa. “Após este trabalho, a equipe do Governo Municipal irá instalar a energia elétrica e saneamento básico”, explica.
“Além da montagem das casas modulares ter iniciado, comemoramos a pavimentação da Rua José Cristino, local onde as residências estão sendo erguidas. Assim, quando as famílias se mudarem para cá a rua já estará calçada”, informa o Prefeito Osvaldo.

Casa modular

A casa modular é desenvolvida em material de PVC. Possui isolamento térmico e conta com estrutura reforçada e garantia de cinco anos. Seguindo os parâmetros de programas habitacionais, são 39 metros quadrados, composto por sala e cozinha, dois quartos, banheiro e uma área de serviço.
O custo unitário da casa (sem contar o terreno e demais instalações) é de aproximadamente R$ 38 mil. Os recursos para a aquisição das unidades são provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil. A Prefeitura de Ibirama preparou e cedeu o terreno para construção das casas.
Para que este Projeto se tornasse realidade em Ibirama, vários setores da Prefeitura Municipal atuaram, como Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Assessoria Municipal de Planejamento e Assessoria Municipal Jurídica.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP