Saiba quais foram as ações da Assistência Social de Ibirama em 2014

Atividades foram apresentadas durante a Mostra Anual da Secretaria
17/12/2014 18:46

Na noite de terça-feira, 16, aconteceu a “Mostra Anual das Atividades Realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação”, na Associação Hansahoehe.
Na ocasião, os servidores municipais da Secretaria, do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – e também do Conselho Tutelar de Ibirama apresentaram os relatórios quantitativos dos atendimentos e explanaram os serviços desenvolvidos no ano de 2014.
A intenção do evento foi dar publicidade aos serviços, projetos, ações e benefícios bem como seus acessos; possibilitar a transparência da gestão da Política Municipal Assistência Social e Habitação; e criar mecanismos de planejamento e fonte de história.

VEJA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES APRESENTADAS:

AÇÕES DA GESTÃO

• Escolha e avaliação das famílias beneficiadas pelas casas modulares da Defesa Civil e apoio integral ao projeto pela Gestão e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.
  • Cumprimento da legislação que reduz para 30 horas a jornada de trabalho da assistente social;
  • Discussão e elaboração de redações das Leis Municipais: Lei do SUAS, Lei dos Benefícios, Lei do FMAS, Lei do COMAS.
  • Discussão e elaboração Intersetorial do Plano Decenal de Medidas Socioeducativas;
  • Preenchimento do sistema de cadastro de entidades e organizações de assistência social;
  • Compra de terreno para o Centro de Referência de Assistência Social;
  • Nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação;
  • Kit para Conselho Tutelar (Governo Federal);
  • Apoio ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirama e SOS Sustentar com Projeto Social para seis famílias beneficiadas para construção de casas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR;
  • Execução do projeto junto à empresa SC Engenharia e Geotécnologia - 1º Processo Protocolado no Judiciário / Padre José Brandel;
  • Execução de 75% das ações programadas no Plano Municipal de Assistência Social previstas para 2014.

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

• Serviço Especializado em Abordagem Social: Em 2014 tivemos 11 casos de moradores ou situação de rua no município de Ibirama. Dois casos merecem destaque, o primeiro por haver o retorno à cidade natal, em Recife/PE, e a reaproximação com os filhos os quais não via há mais de 20 anos; e outro caso em que o sujeito estava em situação de rua e hoje foi inserido no mercado de trabalho e tem uma moradia digna.
  • Serviço de Acolhimento Institucional: Atualmente, contamos com 5 casos de crianças/adolescentes acolhidas. As famílias continuam em acompanhamento e o objetivo é o retorno ao lar, e que se possa restabelecer vínculos familiares.

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

• 831 pessoas participaram das ações comunitárias em 2014. As ações comunitárias visam fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver potencialidades, sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, bem como proporciona a identificação de vulnerabilidades a serem trabalhadas.
  • Implementação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes de 17 a 17 Anos – Projeto Orientação Profissional – Tem o objetivo de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de potencialidades, atitudes de trabalho e de relações de afetividade e sociabilidade.
  • Implementação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – Tem como objetivo o desenvolvimento de autonomia, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o envelhecimento saudável, bem como prevenir situações de risco social.

CADASTRO ÚNICO E BOLSA FAMÍLIA

• Em 2014, 20,22% do total de famílias que recebiam o Bolsa Família (262) deixaram de receber a transferência de renda, por superação da pobreza ou descumprimento de condicionalidade;
  • Em 2014, 53,6% do total de famílias de extrema pobreza do município (aquelas com renda per capita familiar de R$ 0,00 a R$77,00), superaram a extrema pobreza.
  • 12 famílias desligaram-se voluntariamente do programa bolsa família;
  • Cobertura cadastral do Cadastro único está em 898 pessoas devidamente cadastradas.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP