E. M. Caminho da Estação desenvolve “Projeto da Horta Escolar”

Crianças aprendem mesclando teoria e prática
29/08/2014 15:02

A Escola Municipal Caminho da Estação, localizada na Rua 25 de Julho, desenvolve com os alunos do pré-escolar até o 5º ano o Projeto da Horta Escolar. “O objetivo é de transmitir às crianças que podemos plantar o nosso próprio alimento e o mais importante, sem uso de agrotóxicos e produtos como o adubo químico”, explica a Diretora da Instituição Maria Lúcia S. Mondini.
A horta da Escola foi construída em formato de mandala, que significa círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. São canteiros circulares, com adubação orgânica de compostagem e/ou esterco das propriedades, com cobertura morta com palhada e plantio consorciado entre espécies companheiras.
Além de produzir alimentos saudáveis, sem aditivos químicos, as hortas mandala são esteticamente bonitas, contribuem para o controle biológico entre diferentes espécies e produzem plantas medicinais e ornamentais conjuntamente com os outros alimentos. Estes temas são repassados e ensinados aos estudantes em sala de aula e posteriormente, colocados em prática na horta da instituição.
“Este Projeto está sendo muito gratificante para todos! As crianças trabalham entusiasmadas e muitas acabam trazendo mudas de suas casas para fazer o plantio na horta da escola”, finaliza a Diretora Maria Lúcia.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP