(47) 3357 8500

 

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. É estabelecido na Portaria MS nº. 2914/2011, como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As ações do VIGIAGUA são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais, e do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.

 

No município de Ibirama, a Vigilância Sanitária coleta mensalmente água utilizada para o consumo humano em dez pontos, estabelecidos pelo plano de amostragem, para análise físico química e microbiológica, com o objetivo de garantir a potabilidade da água utilizada para o consumo humano, conforme legislação.

 

A água que abastece o município de Ibirama é captada no Rio Sellin, que pertence a Bacia Hidrográfica do Raio Itajaí Norte. De acordo com a Resolução CONAMA n 357/2005, o manancial é classe 2 e o processo de tratamento é feito por uma ETA Convencional, de acordo com a classe de enquadramento da água. As possíveis fontes de contaminação do manancial são dejetos domiciliares e industriais, criação de peixes, porcos, bovinos, cultura de arroz, fumo, milho e aipim.

 

Atendimento

Vigilância Sanitária: Monitoramento da qualidade da água
Segunda  a sexta-feira, das 7h30 às 12h  e das 13h às 17h
Rua Dr. Getúlio Vargas, 70 - 2º andar – Centro
Telefone: (47) 3357-8512 

Carregando