Mais cinco imóveis serão entregues às famílias afetadas pela enxurrada de 2020

17/04/2024 14:05

Cinco famílias que tiveram os imóveis destruídos pela enxurrada que ocorreu em dezembro de 2020 em Ibirama estão próximas de receber a casa própria. Estão em finalização, os imóveis destinados pela Defesa Civil de Santa Catarina que estão sendo construídos no bairro Progresso. Mais um imóvel, oriundo do mesmo recurso, já foi entregue a um morador na localidade de Ribeirão das Pedras.

O investimento por parte do Governo de Santa Catarina foi de R$ 420 mil, com contrapartida do município de Ibirama de R$ 200 mil, com total de R$ 620 mil. Os imóveis possuem 50,36 metros quadrados de área construída em alvenaria, incluindo toda a infraestrutura, como instalações elétricas, hidráulicas e rede de esgoto. “A parte do paisagismo dos imóveis ficará sob responsabilidade dos moradores, que poderão cuidar da parte externa dos seus imóveis conforme seus gostos pessoais. São casas funcionais e que poderão trazer uma melhor qualidade de vida aos moradores”, destacou o diretor de Planejamento, Gerson Francisco.

À época, o pedido para viabilização dos recursos foi feito pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Ibirama, com base num estudo social realizado pela Secretaria de Assistência Social. Durante o período de espera, as famílias foram acompanhadas pelas equipes especializadas do Departamento de Habitação.

De acordo com o prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio Andrade, o processo foi demorado, mas exitoso. “Tivemos uma licitação deserta, sem empresas interessadas em executar a obra, como também, dificuldade com uma Portaria do Governo do Estado. Burocracias que foram vencidas com muita dedicação da nossa equipe e que oportunizarão a estas famílias uma nova moradia”, destacou.

A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução das obras é a JC Construções e Pavimentações LTDA, de Ibirama.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP