Sala do Empreendedor de Ibirama presta atendimento especializado e reduz inadimplência

15/04/2024 10:17

Pandemia! Mesmo após o fim da pandemia da Covid-19, parte dos MEIs (Microempreendedores Individuais) enfrentaram dificuldades para quitar débitos federais, estaduais e municipais. Atentos ao problema, a equipe da Sala do Empreendedor de Ibirama, em parceria com o Sebrae de Santa Catarina, conseguiu reduzir a inadimplência em 17%, superando os 5% da meta inicial.

De acordo com Dulcenéia de Mattos, agente administrativa da Sala do Empreendedor, a equipe realizou campanhas e atendimento especializado para o parcelamento de dívidas de ISS, INSS e ICMS com a intenção de auxiliar o MEI a regularizar seus débitos. “Durante o ano de 2023 atuamos na divulgação de campanhas de regularização fiscal. Como resultado, em um total de 6.354 atendimentos durante o ano, 764 deles foram voltados ao parcelamento de débitos”, destacou a servidora.

A perda de renda em virtude da pandemia gerou um acúmulo de dívidas entre as famílias brasileiras gerando um recorde de inadimplência. A vida financeira fragilizada fez com que grande parte dos MEI’s não pudessem cumprir com suas obrigações tributárias.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Fozina Krüger, explica que a redução da inadimplência foi possível devido à possibilidade de parcelamento “Com atendimento especializado, conseguimos viabilizar junto a estes MEIs o parcelamento desses débitos, garantindo a continuidade dos empreendimentos e sua importância na economia local”, destacou.

Atualmente, Ibirama possui 1.253 MEIs ativos. Somente em 2024, 78 CNPJs foram abertos, sendo 37 baixados, um saldo positivo de 41 novos empreendimentos. Quem precisar auxílio da Sala do Empreendedor de Ibirama, pode mandar uma mensagem para o aplicativo de mensagem Whatsapp, por meio do número (47) 3357-8555.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Dulcenéia de Mattos