Estudantes de Ibirama realizam Feira Jovem do Empreendedor

30/10/2023 11:48

A Escola Municipal Tancredo Neves realiza nesta quarta-feira, 1º de novembro, a partir das 18h, a Feira Jovem do Empreendedor. O evento é resultado do projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), uma proposta do SEBRAE de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Educação, para desenvolver em crianças a partir do 1º ano, uma visão de empreendedorismo, desenvolvimento de atitudes positivas, colaborativas e autonomia, além da percepção do processo de estudo, criação de produtos, comercialização, entre outros.

O trabalho vem sendo desenvolvido por professores, gestores e estudantes do 1º ao 5º ano e impacta diretamente cerca de 250 estudantes. Cada turma desenvolveu um projeto específico, o qual será apresentado na Feira do Jovem Empreendedor.

Feira terá comercialização de produtos

E pra mostrar o espírito empreendedor despertado nos estudantes, haverá a comercialização de produtos como: Aromatizantes com ervas naturais; Temperos e mudas de temperos; Brinquedos recicláveis; Alimentos e Bebidas. Também, haverá apresentação de Teatro Cantado. De acordo com o diretor da unidade de ensino, Jonathan Shaefer, tudo será comercializado com valores acessíveis. “Os valores de todos os produtos serão acessíveis, pois o projeto também tem como objetivo desenvolver a comercialização e estudo dos resultados referentes a despesas e lucros, pois cada turma é responsável por fazer a gestão de seu caixa. Os alunos serão responsáveis por administrar seus lucros e investir em algo do próprio interesse das turmas, com a supervisão dos professores”, destacou.

A secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, agradeceu a parceria junto ao Sebrae SC e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da percepção empreendedora por parte dos estudantes. “O projeto seguiu etapas de planejamento fazendo com que os estudantes concretizassem um objetivo, desenvolvendo características do comportamento empreendedor, como também, a cultura empreendedora e os valores éticos, culturais e de cidadania”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: EM Tancredo Neves