ALBSC – Ibirama apresenta cartilha Ibirama para Crianças a professores de Ibirama

19/10/2023 13:32

Na última terça-feira, 17, na Escola Municipal Christa Sedlacek, foi realizada a primeira formação com os professores dos quartos anos da Rede Municipal de Ensino e Particular e dos quintos anos da Rede Estadual de Educação, com foco na cartilha Ibirama para crianças.

O material é repleto de informações sobre a cultura, história e a identidade de Ibirama, e foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Academia de Letras do Brasil – Seccional Ibirama.

A formação foi conduzida pela professora doutora, Viviane Calikevstz, uma das autoras da cartilha e membro da ALBSC - Ibirama. Na oportunidade alguns autores do material puderam expor as motivações e as peculiaridades do processo de produção da cartilha. Os professores presentes puderam tirar dúvidas e receberam a cartilha do professor, que faz parte da iniciativa. “A ALBSC - Ibirama, tem o objetivo de divulgar a cultura, arte e literatura em nosso município. Com a cartilha encontramos uma oportunidade de apresentar a história, cultura e os atrativos turísticos e naturais de nossa cidade aos estudantes das escolas municipais”, destacou a professora.

“A ideia nasceu a partir de outros trabalhos realizados, como o álbum de figurinhas e a realização do Livro De Hammonia a Ibirama. Assim, a cartilha veio como uma forma de facilitar a compreensão das crianças, sobre a história da nossa cidade”, explanou a presidente da Academia, Eliana Vogel Jaeger. Ela complementa, informando que “esta publicação tem o intuito de fortalecer laços familiares na realização das atividades, fortalecer a sociedade local, promover a informação em busca da história e favorecer um entendimento sobre a história de Ibirama”, explicou.

A secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause agradeceu mais uma parceria entre o município e a ALBSC, como também ratificou a importância de ações como estas para a melhoria do sistema educacional no município. “Ibirama é uma referência em educação de qualidade, resultado de uma equipe competente e dedicada, como também, parcerias importantes que contribuem na formação de nossos professores e estudantes”, destacou.