(47) 3357 8500

Projeto da Educação de Ibirama será apresentado em evento da FECAM

26/09/2023 13:30

O Projeto Cuidando de Quem Cuida, uma iniciativa desenvolvida no Centro de Educação Infantil (CEI) Ruth Schlei, de Ibirama, foi selecionado para ser apresentado durante o Comac (Congresso de Municípios, Associações e Municípios de Santa Catarina, realizado pela FECAM, entre os dias 27 e 29 de setembro na Arena Opus, em São José.

 

O projeto é conduzido por terapeutas especializados, que realizam palestras coletivas abordando temas essenciais, como maternidade, paternidade, relacionamentos e a educação dos filhos. De acordo com a diretora do CEI, Aline da Silva, as palestras são realizadas mensalmente no próprio espaço da unidade educacional. “Além disso, ofertamos vagas para atendimento individual com terapeutas e disponibilizamos um acervo de livros que servem como apoio na gestão emocional”, destacou.

 

Todo o trabalho é direcionado às famílias dos bebês matriculados no CEI Ruth Schlei, mas também está aberto à comunidade em geral. “A FECAM reconheceu sua importância como uma notável prática educacional e nos chamou para fazermos a apresentação”, comentou a diretora. A apresentação está agendada para o próxima quinta-feira, 28, ressaltando a sua relevância e impacto positivo na comunidade.

 

A necessidade da oferta do serviço surgiu durante conversas com as mães, onde o corpo docente percebeu a insegurança que muitas sentiam ao voltar ao trabalho e deixar seus bebês no CEI com pessoas estranhas a rotina familiar. “Além disso, relatos das mães em reuniões e conversas com as professoras no período de acolhimento, também destacaram a busca por apoio emocional e orientação durante esse período de transição”, explicou.

 

A secretaária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, explicou que o projeto pode ser aplicado devido a uma parceria com a inciativa privada. “Os terapeutas envolvidos no projeto são profissionais da iniciativa privada. A Viacredi Alto Vale é responsável por financiar os custos deste projeto, possibilitando a contratação dos terapeutas especializados”, destacou.

 

O projeto teve início em 2020, durante o período da pandemia, quando o corpo docente da unidade de ensino iniciou a oferta de encontros online relacionados ao desenvolvimento infantil. “No entanto, este ano, participamos do edital da Viacredi Alto Vale para projetos sociais e fomos contemplados, o que nos permitiu estruturar e direcionar ainda mais o projeto”, finalizou Aline.


Atualmente, o CEI Ruth Schlei atende 54 bebês com idades que variam entre 4 e 18 meses.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: CEI Ruth Schlei

Download das fotos em alta resolução
Carregando