Reforma de prédio histórico garante a preservação das memórias de Ibirama

20/09/2023 13:09

Quem passa pela Travessa Emílio Eberspächer, próximo a Praça da Bandeira, no Centro de Ibirama, pode observar que o histórico prédio público que atualmente acomoda a Biblioteca e o Arquivo Público Municipal de Ibirama está em reforma. O investimento por parte do município é de R$ 385 mil, sendo que a obra está sendo executada pela empresa PH Engenharia e Construção, de Ibirama.

Os serviços contemplam melhorias na cobertura, fundação, calhas, piso, instalações elétricas, rede lógica, revestimentos, rede hidráulica, rede sanitária, acessibilidade, preventivo de incêndio, paisagismo e pintura. De acordo com o assessor de Planejamento, Gerson Francisco, o prédio, que começou a ser construído em 1914 é um grande desafio para engenharia. “Fazer a reforma de um prédio histórico como este traz muitos desafios, porém, é muito gratificante, pois é neste local que estão guardadas as memórias de Ibirama”, destacou.

Histórico

De acordo com a diretora do Arquivo Público Municipal de Ibirama, Sandra Secchi, o prédio começou a ser construído em 1914, pela Sociedade Escolar de Hammonia, mantenedora da Escola Alemã. “Eles faziam rifas, promoções e eventos diversos, com objetivo de arrecadar fundos para construção do prédio”, destacou.

Neste local, estudaram filhos de imigrantes e de colonos alemães. “Até 1920 haviam quatro salas de aula, com cerca de 70 alunos”, contou Sandra. Em 1937, a Escola Alemã foi fechada.

Em 1939, o prédio foi ocupado pelo 32º Batalhão de Caçadores do Paraná, do Exército Brasileiro, que na época da 2ª Guerra Mundial, tinha como missão resguardar a cultura brasileira, evitando o uso da linguagem alemã pelos imigrantes, como também, o acesso a rádios. Era a Campanha da Nacionalização, um movimento organizado pelo governo de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Com o fim da Guerra, o prédio foi fechado.

Em 1951, o Poder Público municipal fez a aquisição do prédio e após algumas alterações do projeto, foi instalada no local, em 1952, a Prefeitura de Ibirama.

Em 1998 o espaço foi ocupado pela Biblioteca e Arquivo Público Municipal de Ibirama. “É fundamental que este espaço seja preservado, pois ali se encontra toda a história do município e tudo o que foi dito aqui, foi com base em documentos que estão armazenados no Arquivo Público Municipal. Este espaço deve ser valorizado, pois faz parte da história de nossa cidade”, finalizou.

Biblioteca Pública Municipal de Ibirama

A responsável pela pela gestão da Biblioteca Pública Municipal, Adriana Meneghelli dos Santos, conta que atualmente são 1.235 usuários cadastrados no sistema da Biblioteca. Dados apontam que até o mês de setembro foram realizados 4,8 mil empréstimos.

O acervo é composto por 9,4 mil títulos literários, como terror, suspense, romances de época e contemporâneos, fantasia, drama, distopia, clássicos, infantojuvenis e infantis.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Bruna Krumm