Wandertag de Ibirama conta com a participação de visitantes de diversas cidades do Estado

18/09/2023 15:19

Mais de 250 pessoas participaram do 20º Wandertag – 4ª Caminhada Internacional na Natureza, realizado no último domingo na localidade de Rio Sellin, em Ibirama. O evento recebeu visitantes dos municípios catarinenses de Gaspar, Braço do Trombudo, Blumenau, Apiúna, Agrolândia, Abdon Batista, Trombudo Central, Timbó, Taió, São José, Rio Negrinho e Pomerode, além de municípios da região do Vale Norte.

De acordo com o diretor de Turismo de Ibirama, Norberto Weinrich, o Neco, a comercialização dos cafés e dos almoços também foi bastante positiva, e os lucros serão revertidos para a comunidade. “Foram vendidos 150 cafés e 320 almoços. Importante frisar que o lucro será revertido para a comunidade organizadora, como forma de estímulo as entidades tradicionais do município”, destacou.

A próxima edição do Wandertag será realizada em março de 2024, no bairro Ribeirão das Pedras, com um trajeto em meio a belíssimas paisagens rurais, arquitetura histórica e religiosa. A data do evento ainda não foi confirmada.

Neco conta que um dos diferenciais do Wandertag é o resgate das culturas tradicionais dos imigrantes ibiramenses. “Por isso a gente sempre pede que quem puder comparecer trajado, ou com algum adereço típico da cultura alemã ou italiana, venha. É um brilho a mais neste evento que mistura alegria, saúde, cultura e tradição”, frisou.

A Musikwagen, dessa vez, ficou a cargo do sanfoneiro, Marino Eyerkaufer, que acompanhou todo o trajeto levando música e animação aos caminhantes. A Bierwagen trouxe um diferencial, com um chope sem teor alcoólico, produzido pela Cervejaria Handwerk de Ibirama, o qual foi distribuído em todo o trajeto e em pontos de hidratação.

Logo após a caminhada, os participantes puderam se deliciar com um saboroso almoço servido pelo Grupo da Melhor Idade do Rio Sellin, e dançar muito com o super show gratuito de Cleide Gaiteira.

O 20º Wandertag – 4ª Caminhada Internacional na Natureza foi uma realização da Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Turismo e Grupo da Melhor Idade do Rio Sellin. Contou com o apoio da Sociedade de Atiradores Rio Sellin e Cervejaria Handwerk.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Alan Garcia