El Niño trará chuvas acima da média no último quadrimestre de 2023

25/08/2023 13:32

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 24, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ibirama. Entre os principais temas abordados, a previsão dos impactos do El Niño no clima para o último quadrimestre do ano e também para o ano de 2024. Na oportunidade também foi reavaliada a formação do Grac (Grupo de Ações Coordenadas), como também, atualizado o Plancon (Plano de Contingência) do município.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, José Eduardo do Rosário, os últimos quatro meses de 2023, como também, início do ano de 2024, será de chuvas acima da média. “As previsões dos meteorologistas apontam um aumento significativo dos índices de pluviometria. Temos áreas de risco no município em constante monitoramento e precisamos sensibilizar a população sobre a necessidade de prevenção”, destacou.

Durante a Conferência também foram discutidos temas como as áreas de risco existentes no município, as propostas de trabalho para este ano, como também, a realização de simulados, junto aos membros do Plancon, e os novos planos a serem executados no município. “Nosso principal objetivo é otimizar o monitoramento desses eventos e melhorar os sistemas de emissão de alertas à comunidade, mas, para isso, precisamos aumentar a conscientização da população”, destacou.

Um dos principais objetivos futuros é ampliar a fiscalização municipal relativa ao uso de solo, evitando que pessoas edifiquem seus imóveis em áreas de risco. Por parte do poder público, serão ampliadas as obras de desassoreamento de ribeirões, como também, serviços de manutenção de redes de galeria de drenagem.

Por fim, o coordenador de Defesa Civil e Ibirama destacou a importância de disseminar estas ações também entre a comunidade. “A Defesa Civil não funciona sozinha, ela depende de vários atores, principalmente a população. Realizamos um importante trabalho nas escolas, conscientizando crianças sobre a importância de medidas preventivas e preparatórias. Por meio das crianças essas informações chegam até os pais e queremos ampliar estes canais de comunicação com a comunidade”, destacou.

Estiveram presentes na Conferência, representantes de secretarias e departamentos do município, representantes de escolas e universidades e profissionais de segurança pública.