Programa Portas Abertas forma profissionais de costura industrial

11/08/2023 10:32

“Ainda não estou trabalhando, mas com diploma em mãos vou encontrar emprego mais fácil, pois eu gosto muito de costura”. Este foi o depoimento de Maiara Abreu, de 24 anos, que nesta quinta-feira, 10, concluiu o curso de Costura Industrial, ofertado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ibirama, Sesi de Ibirama e Viacredi Alto Vale.

O investimento por parte do município foi significativo, num valor de R$ 54.950,00. Porém, das 44 vagas ofertadas, apenas 17 alunos concluíram a formação e hoje estão capacitados para acessar o mercado de trabalho. Maiara é uma pessoa com deficiência, mas mostrou durante o curso seu compromisso e responsabilidade com o futuro. “Foi muito difícil, foi bem puxado, mas eu consegui ir até o final. Eu faltei apenas uma vez”, explicou. Vale destacar que esta falta ocorreu por licença médica.

As 44 vagas foram divididas em duas turmas, em turnos vespertino e noturno, resultando em 180 horas/aula de formação. De acordo com o prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, a persistência dos formandos terá impacto direto num futuro melhor. “Nós não podemos desistir por qualquer coisa, precisamos ser persistentes. Temos que acordar todos os dias e continuar. Em nome de todos, quero dizer: Maiara, você venceu”, parabenizou a formanda.

Projeto Mãe Ibiramense será beneficiado pelo curso

Quem chegava para formatura, no auditório do SESI de Ibirama, se deparava com uma mesa repleta de roupinhas de bebês. Com predominância das cores rosa, azul e verde, os itens serão entregues às futuras mamães de Ibirama que participam do Projeto Mãe Ibiramense, realizado pela Secretaria de Saúde de Ibirama.

Durante a solenidade, a iniciativa foi representada pela secretária de Assistência Social, Fabiani Soberanski. “O Projeto Mãe Ibiramense tem a intenção de desenvolver um espaço de trocas exitosas entre gestantes e profissionais da área da saúde, como também, estimular a adesão e padronização dos procedimentos de pré-natal. Também pensamos no pós-parto, e, com certeza, estas roupinhas lindas serão um grande presente para as mamães, como também, para os filhos recém-nascidos”, destacou. Foram produzidos 80 kits de conjunto maternidade.

APAE de Ibirama também recebe mimos

Estojo ou penal? O significado da palavra não é tão importante quanto o significado da ação. Entre as atividades desenvolvidas durante o curso, os alunos criaram estojos para guardar lápis, canetas e outros materiais.

Eles serão entregues aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O vice-presidente da entidade, Wilson Lamim, agradeceu a dedicação de todos. “Quero parabenizar vocês pela formatura e agradecer este presente, que será muito importante para nossos alunos”, destacou. Foram produzidos 98 estojos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, destacou as parcerias firmadas para realização do curso. “Quero agradecer ao SESI, como também, a Viacredi Alto Vale que aportou R$ 5 mil para a realização desse importante curso. E nesta oportunidade, quero parabenizar todos os formandos que a partir de hoje terão melhores oportunidades no mercado de trabalho”, destacou.

A formatura contou também com a presença do presidente da Associação Empresarial de Ibirama (ACIIBI), Almir Possamai, da presidente do Núcleo Têxtil da ACIIBI, Rafaela Gaertner e do gerente Executivo do Sesi/Senai/Iel, Giovane Honorato de Carvalho. Também, do coordenador de Educação Profissional, Daniel Silvano Busarelo, da supervisora de Educação, Gisele Jaqueline Raimundo e da orientadora Pedagógica, Bianca Maria Constantino e da instrutora, Tamires Longen.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP