Prefeitura de Ibirama formaliza repasse de recursos para ONG protetora de animais

01/08/2023 14:53

Foi realizada na tarde de ontem, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, a assinatura do Termo de Colaboração entre o município de Ibirama e o Instituto Quem Ama Castra, para o repasse de recursos voltados ao bem-estar animal. O valor é de R$ 73 mil e será direcionado para procedimentos em animais abandonados, como também, animais de famílias com algum tipo de vulnerabilidade e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

“Em Ibirama, o Instituto Quem Ama Castra vem alguns anos realizando castrações com valor social, porém, muitos desses animais são de famílias em situação de vulnerabilidade e que não possuem nenhuma renda que possam destinar para a ação da castração”, destacou a secretária de Assistência Social, Fabiani Soberanski.

Num levantamento prévio, realizado por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, observou-se que mais de 300 animais estariam hoje nessa situação. "Além disso, temos os animais de rua, portanto, é um projeto fundamental para melhorar a saúde pública e destes animais", destacou a secretária de Saúde, Izabel Petersen.

Identifica-se ainda, que os animais resgatados de situações de maus-tratos e que precisam de urgência em algum atendimento, são mais fáceis de serem adotados quando esterilizados. “O bem-estar animal é uma questão de saúde pública. Queremos agradecer, de antemão, todos os voluntários das ONGs que desempenham esse importante papel no município e esperamos que este valor possa auxiliar todo o excelente serviço prestado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Fozina Krüger.

O repasse, aprovado pela Câmara de Vereadores de Ibirama, por meio da Lei Municipal nº 3.623 de 11 de abril de 2023, foi autorizado mediante a apresentação do Plano de Trabalho do Instituto que contempla a esterilização de até 300 animais, a estruturação do espaço onde hoje são realizados os mutirões, recursos para atendimento de animais em situação de emergência, vítimas de maus-tratos, e a confecção de materiais para campanhas educativas na Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura de Ibirama realiza diversas atividades voltadas ao tema, como Educação em Bem-Estar Animal, trabalho que vem sendo desenvolvido pelos veterinários da Prefeitura em Escolas da Rede Municipal, a criação do Conselho de Bem-Estar Animal para monitorar e auxiliar a elaboração de políticas públicas e o recenseamento dos animais de famílias carentes, como também, o próprio apoio ao Instituto Quem Ama Castra mediante a cessão de espaço e insumos. “Há muito trabalho planejado e em andamento, mas o repasse deste recurso é uma vitória para esta bandeira em Ibirama”, comemorou o prefeito em exercício, Jucélio de Andrade.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo PMI