Festa do Agricultor de Ibirama é sucesso de público

31/07/2023 13:56

Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo Pavilhão e Centro de Eventos Manoel Marchetti no último sábado, 29 de julho, em mais uma edição da Festa do Agricultor de Ibirama. O evento contou com Tratoraço, que reuniu 62 veículos entre tratores, microtratores e outros implementos agrícolas, um delicioso almoço e uma tarde dançante com muita alegria e diversão.

Por volta das 4h da madrugada de sábado, cerca de 30 voluntários se dedicavam a preparação do almoço, que contou com um cardápio delicioso. Muita salada, nhoque de batata-doce, aipim de forno, língua bovina cozida, frango e pernil de porco assados. De acordo com o presidente da Associação de Atiradores Rio Sellin, Ingo Loos, o trabalho começou cedo pois a demanda era grande. “Quero agradecer a toda equipe que se dedicou a preparar este excelente almoço. Foi uma grande parceria, junto ao pessoal da Associação de Atiradores Rafael II, para que pudéssemos organizar este grande evento para os nossos colonos”, destacou.

O presidente da Associação de Atiradores Rafael II, Altair Padaratz, destacou a parceria com a Prefeitura de Ibirama na realização do evento. “Nos sentimos prestigiados em poder fazer parte dessa grande festa. Nossa Associação é formada, desde o início, por muitos agricultores e pra gente é uma grande satisfação poder fazer parte da organização da Festa do Agricultor”, destacou.

O jovem agricultor, Alexandre Braatz, teve a missão nobre de abrir o Tratoraço, transportando a Realeza do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, a princesa da Agrovale, e demais autoridades presentes. “É o segundo ano que participo do Tratoraço e esta já é uma tradição em nossa família. Já durante a semana iniciamos a decoração do trator como também, todos os preparativos. É uma forma de comemorar a importância da agricultura para o futuro do Brasil”, destacou.

Wilson Pause deu um show a parte

A pista de dança permaneceu cheia, com a apresentação das bandas Paixão Nacional e Wilceu Pause & Banda. Com a música Perigosa e Linda, gravada junto a Banda Corpo & Alma, Wilceu Pause fez uma verdadeira festa, em meio a dezenas de fotos junto ao público.

O prefeito em exercício, Jucélio de Andrade, agradeceu a dedicação de toda a equipe da Prefeitura, como também, das associações e demais patrocinadores. “Foi um evento lindo, com comida boa, um bom chopinho e muita alegria. Fico feliz em poder ver muitos dos nossos agricultores de Ibirama neste momento de festa e alegria”, finalizou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Kruger, destacou a importância da agricultura na economia do município e explicou que a programação foi pensada para que todos os agricultores pudessem participar. “Sabemos que a rotina de quem trabalha no campo é diferente da nossa, pois a grande maioria dos produtores rurais têm horários definidos para tratar a criação, tirar o leite, entre outras funções. Optamos por fazer uma programação durante o dia para que todos tenham a oportunidade de vir comemorar com a gente”, destacou.

A Festa do Agricultor de Ibirama é uma realização da Associação de Atiradores Rio Sellin, Associação de Atiradores de Rafael II e conta com o patrocínio da Prefeitura de Ibirama, Cresol, Sicoob Alto Vale, Sicredi e Viacredi Alto Vale.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP