Defesa Civil de Ibirama repassa orientações referentes ao excesso de chuvas

12/07/2023 10:58

O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas de Ibirama, que envolvem secretarias e departamentos gerenciados pela Defesa Civil de Ibirama, esteve reunido na manhã de hoje para tratar estratégias referentes às respostas e mitigação de riscos causados pelo excesso de chuvas dos últimos dias.

Às 9h desta quarta-feira, os dados acumulados das últimas 96h apontava 128 milímetros, sendo 94 milímetros de acumulados nas últimas 24h. O nível do Rio Hercílio está em 3,50 metros, o que preocupa a Defesa Civil em relação a inundação gradual, principalmente em parte da Rua Blumenau.

Até o momento foram registradas duas quedas de muros em residências, dois deslizamentos de terra, uma queda de barreira, um desprendimento de rocha na rodovia BR-470, que ocorreu na noite de terça-feira e um incêndio estrutural. De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Ibirama, José Eduardo do Rosário, todas as ocorrências já foram atendidas. “As equipes da Prefeitura de Ibirama estão percorrendo as principais vias e áreas de risco do município para uma avaliação mais completa. Estaremos de plantão até sexta-feira, pois há tendência de chuva para todo o dia de quarta e madrugada de quinta-feira”, destacou.

Os moradores devem estar atentos a quaisquer sinais relativos a escorregamentos de terra, em áreas próximas a residências. Devem ser avaliadas rachaduras em paredes, dificuldade recente para fechamento de portas ou janelas, o que pode sinalizar um dano estrutural no imóvel, inclinações de postes e árvores. Nestes casos, devem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou pelo número (47) 98838-5645.

No decorrer desta quarta-feira a Secretaria de Educação de Ibirama também fará uma avaliação referente a manutenção das aulas nesta quinta-feira. Conforme a secretária de Educação, Marilene Collet Krause, como o transporte escolar é feito por meio de um zoneamento, algumas localidades do município poderão ter o transporte suspenso, o que será avisado até o fim do dia às famílias. “Temos que presar pela segurança dos nossos estudantes e o excesso de chuvas tem causado preocupação em algumas vias do interior. Vamos avaliar a situação durante o dia e até o início da noite desta quarta traremos novas informações”, destacou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto - Bombeiros Voluntários de Ibirama